Nasa descobre pedra preciosa em Marte que só existe no Piauí e na Austrália

13/01/2023 14h45


Fonte 180graus.com


Um artigo científico publicado no fim de dezembro aponta que a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (Nasa) encontrou opala em Marte. As informações são do Metrópoles.

A descoberta foi feita por meio de investigações na Cratera Gale de Marte, conduzidas pelo robô Curiosity Rober, da Nasa, enviado ao espaço em 2012.

A pedra preciosa é rica em H2O e, até o momento, foi encontrada em somente dois pontos do planeta Terra: na Austrália e na cidade de Pedro II, no Piauí.

Imagem: DivulgaçãoNasa descobre pedra preciosa em Marte que só existe no Piauí e na Austrália(Imagem:Divulgação)Nasa descobre pedra preciosa em Marte que só existe no Piauí e na Austrália

A descoberta de opala em Marte é animadora, pois representa avanço das possibilidades de investidas humanas no planeta. Com grande porcentagem de H2O em sua composição, a pedra preciosa pode liberar o líquido caso submetida a altas temperaturas.

No Brasil, a descoberta do mineral na cidade de Pedro II ocorreu em 1969, por um agricultor que encontrou a pedra preciosa durante a colheita de mandioca. A extração do metal passou a movimentar a economia da região, com atividades como confecção de jóias com a pedra preciosa.

Veja mais notícias sobre Geral, clique em florianonews.com/geral

Tópicos: pedra, marte, preciosa