Mulheres empreendedoras: planejamento é vital para os negócios

21/02/2023 09h33


Fonte ClubeNews

Imagem: Reprodução/Instagram @biscoiteriamuller)Dayna Muller(Imagem:Reprodução/Instagram @biscoiteriamuller))Dayna Muller

A pedagoga e empresária Dayna Muller produz biscoitos artesanais desde quando era universitária, em 2010, mas somente há três anos transformou o hobby em profissão. Tudo isso só aconteceu porque ela perdeu o emprego durante a pandemia da Covid-19. Então, empreender foi a alternativa para não ficar sem renda.

“Fiquei desempregada no início da pandemia e comecei a trabalhar apenas com os biscoitos. Também fiz cursos para me aperfeiçoar”,
disse. Histórias como a de Dayna se repetem por todo o país: mulheres que se transformaram em donas do próprio negócio após enfrentarem uma situação difícil.

Mais uma vez, o Portal ClubeNews conversou com a palestrante Priscilla de Sá sobre empreendedorismo feminino. Segundo ela, empreender exige planejamento, mas nem todas as mulheres possuem condições de realizá-lo.

“O ideal é não empreender por necessidade ou porque precisa pagar as contas no fim do mês. Mas esta realidade está muito distante da maioria dos empreendedores brasileiros, principalmente das mulheres”, disse.
Imagem: Arquivo pessoalPriscilla de Sá (Imagem:Arquivo pessoal)Priscilla de Sá

EMPREENDER COM SUCESSO

Mesmo que a empreendedora tenha começado sem planejamento, é possível fazer o negócio dar certo. Um dos fatores essenciais é saber economizar. Para a especialista, é importante a mulher sempre ter uma reserva financeira.

“De preferência, é necessário ter um colchão financeiro para ela não se endividar na pessoa física para bancar a pessoa jurídica”
, afirmou.

Para empreender em qualquer segmento, é fundamentar adquirir conhecimento. Investir em cursos de capacitação é dever de uma mulher empreendedora.

“É preciso investir em capacitação e elaborar um bom plano de negócios. Existem muitas formações e serviços de auxílio aos empreendedores no Brasil”,
destacou.

Ou seja, independe de como o empreendimento começou, o planejamento é indispensável. “O sucesso do negócio deve ser sustentável e não pode terminar em exaustão. Por isso, a mulher precisa fazer um planejamento conforme suas possibilidades”, pontuou.



Confira as últimas notícias sobre Geral: florianonews.com/geral
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews