Mesmo após críticas, diretor mantém ex-BBB Gyselle Soares no papel da escrava Esperança Garcia em pe

15/10/2021 09h16


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoEx-BBB Gyselle Soares foi escolhida para interpretar Esperança Garcia(Imagem:Reprodução)Ex-BBB Gyselle Soares foi escolhida para interpretar Esperança Garcia

O diretor da peça "Uma escrava chamada Esperança", Valdisom Braga, confirmou que vai manter a ex-BBB e atriz Gyselle Soares no papel da escrava Esperança Garcia, mesmo após críticas. A escolha da protagonista do espetáculo foi motivo de protesto na primeira apresentação, em Teresina.

Ativistas do movimento negro protestaram na última terça-feira (12), em frente ao Teatro 4 de Setembro, na hora que a peça era apresentada. A polêmica levantada pelos ativistas foi de que houve um “embranquecimento” de Esperança Garcia, que é a primeira advogada negra do Piauí.

Ao g1, Valdisom Braga disse que a peça ainda não tem uma data definida para uma nova apresentação, já que não conta com incentivo público ou patrocínios.

“Estamos circulando sem nenhum incentivo e não tem patrocínio. Nós vamos para onde tiver a oportunidade de criar uma discussão. Pretendemos fazer outras apresentações no Sul do país e por onde formos convidados. Estamos adequando as datas, porque a Gyselle tem outros compromissos como o lançamento do livro dela”, destacou Valdisom Braga.

O espetáculo tem também a participação do ator e roteirista Roberto Rowtree, que na primeira apresentação participou de forma virtual direto do Rio de Janeiro, por estar em isolamento social devido aos sintomas gripais.

“A gente compreende que essa discussão é valiosa, quando todos os povos conseguirem entender que todos podem levantar a bandeira da inclusão e o Brasil é um país democrático. Temos uma frase no roteiro que exemplifica o que acontece: pessoas feridas, ferem e não conseguem ouvir”, justificou o diretor sobre os ataques que têm recebido pela escolha da atriz.

Valdisom Braga destacou ainda que apesar de Gyselle ter dito “ser de todas as cores”, ela se considera parda.

“A avó da Gyselle é negra e ela se declara parda. Ela não está nesse papel por acaso. Percebi que no reality foi justamente por causa do preconceito que ela sofreu na casa ficou até a final. Por ser nordestina, pela maneira que ela falava, foram sete paredões, mas a Gyselle ficou porque o público se sentiu representado. Na Europa também. Então tem tudo a ver com o papel e a discussão que queremos levantar com a peça”, explicou o diretor.

Quem é Esperança Garcia?

Esperança Garcia foi uma mulher negra escravizada na fazenda de Algodões, próximo ao município de Oeiras. Ela se tornou conhecida após escrever uma carta para o governador da capitania do Piauí, denunciando os sofrimentos que passava na casa de seus senhores. No texto escrito no dia 6 de setembro de 1770, ela pediu providências ao governo.

A carta foi encontrada em 1979 no arquivo público do Piauí, pelo pesquisador e historiador Luiz Mott. Em setembro de 2017, 247 anos depois da escritura da carta, através de solicitação da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra do Piauí, Esperança Garcia foi reconhecida pela OAB/PI como a primeira advogada piauiense.

Confira as últimas notícias sobre Geral: florianonews.com/geral
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: diretor, negra, esperan?a