Lula sai andando e se entrega à Polícia Federal após dois dias em sindicato

08/04/2018 08h10


Fonte G1

Imagem: Francisco PronerClique para ampliarLula sai andando e se entrega à Polícia Federal após dois dias em sindicato.(Imagem:Francisco Proner)

O ex-presidente Lula se entregou à Polícia Federal na noite de sábado (07), às 18h45. Ele deixou o prédio do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em São Bernardo do Campo-SP andando, porque os militantes não deixaram o local, mesmo com o apelo de lideranças petistas. Ele atravessou a rua e entrou em um dos carros da Polícia Federal. Os militantes tentaram tumultuar, mas ele conseguiu passar.

As lideranças petistas argumentaram que era melhor ele se entregar ou iriam cumprir mandado de prisão preventiva o que complicaria sua situação. Lula foi condenado a 12 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro e o mandado de prisão foi solicitado pelo Ministério Público e decretado pelo juiz Sérgio Moro, que havia dado o prazo até as 17h de sexta(06) para ele comparecer à PF em Curitiba-PR. Lula se entregou após dois dias no Sindicato dos Metalúrgicos.

A prisão dele aconteceu após uma primeira tentativa às 17h, na qual os militantes impedirem a saída de Lula do prédio em um carro prateado. Ele estava no veículo junto com o advogado Cristiano Zanin e o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, mas os manifestantes não deixaram e ele volta para o prédio.

A presidente do PT, a senadora Gleisi Hoffman, subiu em carro de som para conversar com militantes nas proximidades do Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo (SP). Ela explicou aos militantes que a Polícia Federal deu meia hora para que eles resolvam a situação e, se não for resolvida, Lula será responsabilizado. Ela ainda disse que "é Lula que vai sofrer a consequência" e que, se ele não se entregar, pode ser decretada a prisão preventiva.

João Paulo, da coordenação do MTST, também conversou com os militantes. Ele disse que é preciso evitar a prisão preventiva. De acordo com o líder, isso “tirará as ferramentas jurídicas que permitirão que Lula concorra à Presidência da República”.


Confira as últimas notícias sobre Geral: florianonews.com/geral
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: presidente, lula, militantes