Inscritos no Enem já podem consultar cartão de confirmação

23/10/2018 07h42

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com



Os estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem consultar o cartão de confirmação da inscrição.

O documento, disponível na página do participante e no aplicativo do Enem 2018, traz o número de inscrição, local de prova (com endereço e número da sala), datas e horários do exame e opção de língua estrangeira escolhida, além de atendimentos específicos e/ou especializados e recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados.

É preciso informar o CPF e a senha cadastrada na inscrição. Quem esqueceu a senha pode recuperá-la na página do Enem, por meio de um passo a passo elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação.

Não é necessário apresentar o cartão de confirmação da inscrição para ter acesso aos locais de prova - basta levar documento oficial com foto e caneta esferográfica de tubo transparente. O Inep, todavia, alerta para os participantes não deixarem para acessar o cartão na véspera da prova. Outra orientação é fazer o trajeto antes do dia do exame, para verificar a distância, o tempo gasto e a melhor forma de chegar ao local de prova, evitando atrasos no dia da aplicação.

Antes de acessar as informações, os participantes deverão ler um aviso sobre a declaração de comparecimento. Quem precisar comprovar sua presença na prova deverá imprimir e levar a declaração personalizada, também disponível na página do participante. Haverá uma declaração para cada domingo de aplicação. O cartão de confirmação só será visualizado após o participante confirmar ter lido o aviso e estar ciente de que é o responsável por levar essa declaração, caso necessite.

Horário de verão

O Enem 2018 terá o horário de Brasília (DF) como referência, como em todas as suas edições. Isso determina que o exame, tradicionalmente, seja aplicado com quatro fusos horários diferentes. Entretanto, este ano, o primeiro domingo de provas, 4 de novembro, coincidirá com o início do horário de verão.

Por isso, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) alerta aos estudantes que fiquem atentos aos horários que, no Piauí, seguirão como especificados abaixo:

Abertura dos portões: 11h

Fechamento dos portões: 12h

Início das provas: 12h30

Saída permitida a partir das 14h30 sem o caderno de provas

Saída liberada com o cartão de provas: 17h30

Fim da prova: 18h (04/11) 17h30 (11/11)

Clique para acessar a página do Enem

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: exame, enem, prova