Idosa morre em UPA da Zona Oeste do Rio enquanto esperava por transferência para hospital com CTI

20/12/2019 08h04


Fonte G1

Imagem: Reprodução/TV GloboJuvelilia Maria Zuza, de 83 anos, morreu enquanto aguardava transferência para hospital no Rio(Imagem:Reprodução/TV Globo)

Uma idosa de 83 anos morreu na Unidade de Pronto Atendimento de Paciência, na Zona Oeste do Rio, enquanto aguardava, há uma semana, por transferência para um hospital com CTI no Rio.

Mesmo com três decisões da Justiça autorizando a internação em instituições públicas ou particulares, dona Jovelilia Maria Zuza não conseguiu ser transferida e morreu nesta quinta-feira (19).

A busca por hospitais com o Centro de Terapia Intensiva (CTI) começou há uma semana, quando familiares de Jovelilia a levaram até a UPA de Paciência. No local, ela foi diagnosticada com pneumonia e informada sobre a necessidade de transferência devido à gravidade do caso.

A família da paciente chegou a percorrer diferentes hospitais da Zona Oeste, mas apenas a UPA aceitou. Ela foi tratada com antibióticos, mas também era preciso uma sonda alimentar que - segundo familiares - não poderia ser colocada na unidade por falta de médico cirurgião para realizar o procedimento.

Na terça-feira (17), o Bom Dia Rio mostrou o caso de dona Jovelilia. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a busca por um leito com CTI para a paciente estava sendo feita "com prioridade pela Central de regulação". Confira a nota na íntegra:

A Subsecretaria de Regulação informa que:

- a paciente está inserida no sistema de regulação e aguarda a disponibilidade de leito compatível com seu quadro clínico, busca que vem sendo feita com prioridade pela Central de Regulação;

- a paciente vem recebendo os cuidados indicados para seu caso, enquanto aguarda a transferência;

- a direção da unidade está à disposição para mais esclarecimentos.

Mais morte na Saúde do Rio

Ainda nesta quinta-feira (19), um homem que pedia socorro na Coordenação de Emergência (CER) do Centro há vários dias morreu na calçada da unidade. Ele passou mal em frente à emergência.

Imagens divulgadas pelo jornal O Globo desta sexta (20) mostram o momento em que dois homens de terno - a mesma roupa utilizada pelos seguranças do CER do Centro - aparecem carregando o homem em uma cadeira de rodas para o lado de fora da unidade e retornam com a cadeira de rodas vazia.

As imagens foram feitas por volta das 5h e, após isso, ele aparece agonizando no chão.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que irá apurar as imagens das câmeras, mas que houve um pedido de atendimento a um homem que passava mal na calçada da unidade por volta das 9h. Segundo a secretaria, duas médicas foram até o local, mas o homem já estava sem vida.

A Polícia Civil realizou uma perícia no local e também investiga o caso.

Imagens mostram homem sendo deixado na calçada do CER Centro

Tratamentos renais em risco

Pelo menos 5 mil pacientes renais do Rio podem ter o tratamento afetado devido à falta de pagamento por parte da prefeitura.

O alerta, da Associação Brasileira de Centros de Diálise e Transplante, remete às clínicas que não receberam os repasses referentes aos serviços prestados no mês de novembro, que totaliza R$ 8,7 milhões.

O montante foi transferido pelo Ministério da Saúde no último dia 13 de dezembro e a associação afirmou que entrará na Justiça para cobrar o pagamento, que - por lei - deve ser feito em até cinco dias úteis após a liberação dos recursos pelo ministério.

O prazo se esgota nesta sexta-feira (20), mas a previsão é de que a verba entre nas contas das clínicas apenas em 2020.

Tópicos: unidade, morreu, paciente