Governador faz apelo e diz que é uma situação humanística, de SOS no Amazonas

14/01/2021 16h37


Fonte Cidade Verde

 O governador Wellington Dias (PT) gravou um vídeo nesta quarta-feira (14) e declarou apoio a decisão do governo federal de enviar 30 pacientes com Covid-19 da cidade de Manaus (AM) para Teresina.

Os pacientes serão transferidos em avião da FAB (Força Aérea Brasileira) e a previsão é que chegam a Teresina por volta das 18h. Eles serão atendidos no Hospital Universitário da Ufpi (Universidade Federal do Piauí).

“O povo brasileiro é um povo solidário e nesse instante nós temos uma situação humanística, uma situação de SOS no Amazonas. Ali, nós temos neste instante cerca de 750 pacientes que pela dificuldade, não apenas de oxigênio, mas também já de profissionais, que ali fazem um esforço extraordinário nessa integração de municípios, governo, com todo o setor da saúde”, afirmou o governador.

De acordo com o governador, o Ministério da Saúde está pedindo ajuda para salvar os 750 pacientes nos estados do Piauí, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pará, Santa Catarina, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

“Esses estados estão disponibilizando vagas para receber esses nossos irmãos e irmãs, pacientes que precisam de atendimento da COVID-19 do Amazonas”.

“Faço um apelo a população pra que possa apoiar essa medida. Tem um protocolo que tem todos os cuidados para evitar propagação do vírus com mutação. Mas aqui se trata de salvar vidas humanas. É esse o caminho! E, também outros estados e também hospitais da rede privada que possam abrir vagas fazer contato com Ministério da Saúde. É importante para que a gente possa nesse esforço salvar vidas no Brasil.”

Amazonas enfrenta nova onda da Covid

Amazonas enfrenta uma nova crise sanitária com aumento de casos e colapso na rede hospitalar. O estado registra 5.879 óbitos e mais de 219 mil casos confirmados do novo coronavírus.

Hoje, em coletiva, o governador Wilson Lima (PSC) anunciou novas medidas de restrição, plano de abastecimento de oxigênio para as unidades hospitalares e remoção de pacientes para hospitais de outros estados.

“Estamos baixando um decreto suspendendo o transporte coletivo de passageiros entre as rodovias e os rios, exceto o transporte de cargas. Estamos também decretando o fechamento das atividades de circulação de pessoas, entre 19h e 6h da manhã, exceto atividades e transporte de produtos essenciais à vida. E aí teremos o funcionamento de farmácias, mas para entrega de delivery e entrega por demanda. A circulação de pessoas que trabalham em áreas estratégicas e essenciais como saúde, segurança pública e imprensa também fica assegurada”, disse o governador do Amazonas.

Veja mais notícias sobre Geral, clique em florianonews.com/geral