Fórum dos Governadores tenta negociar vacinação para crianças e adolescentes sem comorbidades

16/09/2021 14h12


Fonte G1 PI

Imagem: Enio MedeirosVacinação de adolescentes contra a Covid-19(Imagem:Enio Medeiros)Vacinação de adolescentes contra a Covid-19

O presidente do Fórum dos Governadores do Brasil, governador Wellington Dias (PT), do Piauí, busca, nesta quinta (16), negociar com o Ministério da Saúde a ampliação da vacinação contra a Covid-19 para crianças e adolescentes com e sem comorbidades.

Isso porque o Ministério da Saúde publicou uma nota informativa na quarta-feira (15) em que voltou atrás sobre a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. Agora, a orientação do ministério é que não seja feita a vacinação nesse grupo.

A vacinação de adolescentes deve ficar restrita a três grupos: aqueles com deficiência permanente, com comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

O secretário de saúde do Piauí, Florentino Neto, informou nesta quinta-feira (16), por meio de nota, que Dias e secretários de saúde de todo o país já iniciaram conversas com o Ministério da saúde.

O objetivo é garantir que "as crianças e adolescentes, com e sem comorbidades, sejam imunizadas contra a doença, que já matou mais 589 mil brasileiros e 6.983 piauienses".

Sesapi iniciou distribuição de doses

A Secretaria de Saúde do Piauí iniciou na quarta-feira (15) a distribuição de doses de vacinas contra a Covid-19 para o início da imunização de adolescentes de 12 a 17 anos.

A Sesapi já tinha informado que os primeiros jovens a serem vacinados seriam aqueles que apresentam deficiência permanente. De acordo com a Sesapi, 54 municípios já iniciaram a imunização de adolescentes.

Ao todo, 8.651 jovens menores de 18 anos receberam a primeira dose. As cinco maiores cidades do Piauí ainda não tinham iniciado a vacinação de adolescentes.

Segundo o órgão, os imunizantes serão enviados para Teresina na quinta (16) e para as regionais de saúde na sexta-feira (17). O calendário de aplicação das doses ficará a cargo de cada município.

“Como responsáveis pelo processo de vacinação, cabe a cada município determinar as datas, de acordo com a oferta de vacinas, para a imunização de sua população jovem. À medida que formos recebendo mais imunizantes, por parte do Ministério da Saúde, repassaremos aos municípios para que os mesmo possam avançar nesta faixa etária”, informou o secretário estadual de saúde, Florentino Neto.

Serão imunizados 543.299 adolescentes no estado, conforme os dados fornecidos pelo sistema DataSus. Primeiramente, serão entregues 30 mil doses da farmacêutica Pfizer, única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para jovens de 12 a 17 anos.

Mais vacinas

Junto com as vacinas para os adolescentes, a secretaria entregará 85.419 doses da Pfizer, que chegaram ao estado na segunda-feira (13), destinadas para a população de 18 a 59 anos.

Doses de reforço


A Sesapi informou que não foi possível iniciar na quarta-feira (15) a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Receberiam primeiramente os idosos com mais de 70 anos e pessoas imunossuprimidas.

O órgão aguarda receber um novo carregamento de doses de vacinas extras esta semana, acompanhado de uma Nota Técnica do Ministério da Saúde com as orientações para aplicação da dose de reforço.