Fim de um reinado: Rainha Elizabeth II é sepultada no castelo de Windsor

19/09/2022 16h09


Fonte meionorte.com

Imagem: ReproduçãoRainha Elizabeth II é sepultada no castelo de Windsor(Imagem:Reprodução)Rainha Elizabeth II é sepultada no castelo de Windsor

Rainha Elizabeth II é sepultada no castelo de Windsor, no Reino Unido. O enterro de Elizabeth II aconteceu em cerimônia privada na Capela de São Jorge, onde já estão os corpos de seu pai, o rei George VI, de sua mãe Elizabeth e as cinzas de sua irmã Margaret. O caixão de seu marido, o príncipe Philip, também será levado ao local. O sepultamento foi realizado em uma cerimônia privada, com a presença do rei, seus filhos, noras, netos, antigos e atuais membros da família da rainha, governadores gerais e primeiros-ministros do Reino Unido e da Commonwealth.

Foram doze dias de velório, cerca de 400 mil visitas do público e mais de cem chefes de Estado e membros da realeza de todo o mundo para homenagear a rainha Elizabeth II. O caixão foi colocado em um carro para fazer o resto do trajeto, de mais de 30km e com duração prevista de 2 horas, chegando ao Castelo de Windsor por volta de 15h (11h em Brasília). O corpo da monarca foi finalmente sepultado.

FIM DE UM REINADO

Nos momentos finais do cortejo para o funeral, o joalheiro da coroa removeu a coroa do Estado imperial, o orbe e o cetro da rainha, que estavam apoiados em cima do caixão, e os pôs no altar. O gesto é um símbolo da passagem do trono para o novo rei, Charles III.

O hino nacional britânico foi executado durante a cerimônia já com a alteração da letra, agora Deus Salve o Rei. Charles 3º, foi visto chorando durante esse momento. O rei pôs a bandeira da Companhia da Rainha, referente à guarda da monarca, em cima do caixão, após recebê-la do coronel responsável. Em seguida, o Lord Chamberlain, principal funcionário da Coroa, quebrou sua varinha, que significa o fim de um reinado.

MORTE

Elizabeth 2ª faleceu em 8 de setembro aos 96 anos, quando estava em sua residência escocesa de Balmoral. O estado de saúde da rainha era delicado há um ano, mas o falecimento da monarca, com uma presença que parecia eterna, provocou grande comoção no país e no mundo. O príncipe Charles Philip Arthur George, assumiu aos 73 anos o trono britânico. O primogênito ocupa o cargo após o reinado mais longo da história do Reino Unido.

Imagem: ReproduçãoRainha Elizabeth II é sepultada no castelo de Windsor(Imagem:Reprodução)Rainha Elizabeth II é sepultada no castelo de Windsor

CORTEJO E HOMENAGENS

Antes do funeral, o público teve a oportunidade de visitar o Westminster Hall para prestar suas últimas homenagens à monarca. Milhares de pessoas em luto se reuniram para observar as procissões na Escócia. Em Londres, um grande número de súditos deixou flores e mensagens nos jardins dos parques reais.

Do presidente americano Joe Biden ao brasileiro Jair Bolsonaro, passando pelo rei da Espanha, Felipe VI, e o imperador japonês Naruhito, quase 500 líderes e monarcas foram convidados para a cerimônia, que representa o maior "desafio" de segurança para o Reino Unido.

FUNERAL

O funeral começou às 7h, no horário de Brasília, e reúne cerca de 2.000 convidados; entre eles, líderes e diplomatas de quase todos os países. Multidões de britânicos saíram às ruas para enfim se despedir da rainha Elizabeth 2ª , soberana mais duradoura da história do Reino Unido.

Filha do príncipe William com Kate Middleton, a princesa Charlotte, de apenas 7 anos, ficou emocionada e chorou ao ver um dos rituais de despedida para a rainha Elizabeth II, que era a sua bisavó. No momento da despedida, a jovem princesa caiu no choro e foi consolada por sua mãe, Kate Middleton. 

Quem também se emocionou foi Meghan, a duquesa de Sussex. A mulher do príncipe Harry, cuja relação com a família real é conturbada, foi vista enxugando lágrimas em diferentes momentos do dia. Apesar dos atritos com a princesa Kate, o príncipe William e o rei Charles, a ex-atriz americana sempre fez elogios à Elizabeth II.

RAINHA ELIZABETH II

Rainha Elizabeth II (1926) foi a rainha da Inglaterra desde os 25 anos. Foi a monarca britânica a permanecer por mais tempo no trono. No dia 6 de fevereiro de 2022, completou 70 anos de reinado e comemorou o Jubileu de Platina. Elizabeth Alexandra Mary Windsor nasceu em Mayfair, Londres, no dia 21 de abril de 1926. Foi a primeira filha de Albert Frederick Arthur George e de Elizabeth Bowes-Lyon, Duque e Duquesa de York, posteriormente, Rei George VI e Rainha Elizabeth (A Rainha Mãe).

Em 1936 com a morte de seu avô, ascende ao trono seu tio Rei Edward VIII, que abdicou antes de um ano, para se casar com uma norte-americana divorciada, levando ao trono o Rei George VI, que assumiu o trono em 11 de dezembro de 1936.

Com 10 anos, Elizabeth torna-se a primeira na linha sucessória ao trono. A partir de 1951, enquanto o rei esteve doente, a princesa Elizabeth já o representava em diversos compromissos oficiais.

Em 20 de novembro de 1947, Elizabeth casa-se com Philip Mountbatten, seu primo distante, filho do príncipe Andrew da Grécia, que ela conheceu quando estava com 13 anos. Depois de casados passaram a residir em Clarence House, em Londres. O casal teve 4 filhos, Charles (1948), Anne (1950), Andrew (1960) e Edward (1964). Depois de casados passaram a residir em Clarence House, em Londres. O casal teve 4 filhos, Charles (1948), Anne (1950), Andrew (1960) e Edward (1964). 

Em 8 de setembro de 2022, a rainha Elizabeth II morre aos 96 anos no palácio de Balmoral, na Escócia, em uma residência de férias. Na data da morte, o comunicado feito através das redes sociais do Palácio de Buckingham diz: "A rainha morreu em paz, nesta tarde (8/9), no Palácio de Balmoral. O rei e a rainha consorte vão permanecer em Balmoral e retornam a Londres amanhã”.

Veja mais notícias sobre Geral, clique em florianonews.com/geral

Tópicos: rainha, elizabeth, caix?o