Exposição em longo prazo ao barulho do trânsito pode aumentar o risco de obesidade

01/12/2018 07h50


Fonte Estadão Conteúdo

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarExposição em longo prazo ao barulho do trânsito pode aumentar o risco de obesidade.(Imagem:Divulgação)

A exposição prolongada ao ruído do tráfego rodoviário está associada ao aumento do risco de obesidade. Esta foi a conclusão de um estudo envolvendo a participação do Instituto de Barcelona para a Saúde Global (ISGlobal). A análise mostra que as pessoas expostas aos mais altos níveis de ruído correm maior risco de serem obesas.

Eles observaram que um aumento de 10 dB no nível médio de ruído foi associado a um aumento de 17% na obesidade. Os autores do estudo também analisaram a exposição ao ruído gerado pelo tráfego de aeronaves e ferrovias e não encontraram associações significativas, exceto no caso de exposição prolongada ao ruído ferroviário, que foi associado a um maior risco de sobrepeso, mas não de obesidade.

Infelizmente, a exposição prolongada à poluição sonora é um problema de saúde pública generalizado que é mais grave do que se pensava anteriormente. O ruído gera estresse e afeta nosso sono, altera os níveis hormonais e aumenta a pressão sanguínea.

Além disso, entre outros efeitos, o distúrbio do sono desregula o metabolismo da glicose e altera o apetite. Em longo prazo, esses efeitos podem dar origem a alterações fisiológicas crônicas, o que explicaria a comprovada associação entre a exposição persistente ao ruído relacionado ao trânsito e a doença cardiovascular ou as associações mais recentemente descobertas com diabetes e obesidade.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: risco, prolongada, obesidade