Eleições vão ter 830 mil mesários voluntários; 1,7 milhão de pessoas estão cadastradas

18/09/2022 11h42


Fonte ClubeNews

Imagem: Marcelo Camargo/ Agência BrasilMesários a serviço da Justiça Eleitoral(Imagem:Marcelo Camargo/ Agência Brasil)Mesários a serviço da Justiça Eleitoral.

Cerca de 830 mil pessoas se candidataram para trabalhar como mesário nas eleições deste ano. O número representa 40,8% do total de pessoas que vão atuar nestas eleições – segundo a Justiça Eleitoral, 1,7 milhão de pessoas estão cadastradas como mesárias.

Entre os benefícios para quem vai passar o dia 2 de outubro em uma sessão eleitoral está o direito a dois dias de folga no trabalho, auxílio alimentação de R$ 45, uso das horas trabalhadas como atividade complementar ou extracurricular para universitários, e preferência em concursos públicos em caso de empate com outro candidato.

O trabalho do mesário consiste em colher a assinatura do eleitor no caderno de votação, liberar a urna eletrônica para que o eleitor vote e auxiliar o presidente da sessão para garantir o sigilo do voto e a tranquilidade no ambiente de votação.

Para ser mesário é preciso ter mais de 18 anos, estar em situação regular na Justiça Eleitoral, não ser candidato ou ter cargo executivo em partido político e nem ter parentes candidatos até o segundo grau.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: pessoas, eleitoral, mes?rio