Dr. Francisco Costa anuncia aprovação do PLV sobre o Bolsa Família na comissão mista

11/05/2023 08h10

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: Reprodução/InstagramDeputado Federal Dr. Francisco Costa anuncia aprovação do PLV sobre o Bolsa Família na comissão mista.(Imagem:Reprodução/Instagram)Deputado Federal Dr. Francisco Costa anuncia aprovação do PLV sobre o Bolsa Família na comissão mista.
 
Na quarta-feira (10), o Deputado Federal Dr. Francisco Costa anunciou a aprovação do Projeto de Lei de Conversão (PLV) relacionado à Medida Provisória do Bolsa Família, um dos programas mais importantes do governo Lula para combater a fome e auxiliar famílias brasileiras a superar a pobreza. O PLV foi aprovado na comissão mista e agora seguirá para votação no plenário da Câmara e do Senado.
 
O deputado, responsável pela apresentação do projeto, acatou 44 das 257 emendas propostas por parlamentares à Medida Provisória e preservou a maior parte do texto original. Entre as principais alterações aprovadas, destacam-se:
 
Inclusão de lactantes: O PLV agora inclui as mães que estão amamentando no rol de beneficiários do Bolsa Família. Essa medida visa garantir apoio adequado às famílias durante a fase de amamentação.
 
Continuidade do benefício para pescadores artesanais: Foi aprovada a permissão para que as famílias de pescadores artesanais beneficiários do Programa Bolsa Família continuem recebendo o auxílio durante o período em que estão recebendo o seguro-defeso. Essa medida assegura o suporte financeiro necessário durante o período em que a pesca é temporariamente proibida.
 
Empréstimo consignado para beneficiários do BPC: O PLV permite que os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) contraiam empréstimos consignados. Essa medida busca oferecer mais opções financeiras aos beneficiários, permitindo-lhes acesso a crédito com desconto em folha.
 
Inclusão do Auxílio Gás: Foi aprovada a inclusão do Auxílio Gás como parte integrante do Bolsa Família. Essa medida visa auxiliar as famílias de baixa renda a arcarem com os custos relacionados ao gás de cozinha, proporcionando-lhes uma condição mais digna e segura para o preparo dos alimentos.
 
Reajuste dos benefícios e valor referente à linha de pobreza: O PLV estabelece que o reajuste dos benefícios do Bolsa Família e do valor de referência para a linha de pobreza (atualmente fixado em R$ 218,00) ocorra, no máximo, a cada 2 anos, proibindo a redução dos valores. Essa determinação busca garantir a manutenção do poder aquisitivo dos beneficiários, assegurando que os valores não fiquem defasados ao longo do tempo.
 
A aprovação do PLV na comissão mista representa um avanço significativo para o aprimoramento do Bolsa Família e para a promoção de melhores condições de vida para as famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Agora, o projeto segue para votação no plenário da Câmara e do Senado, onde será discutido e votado pelos parlamentares, antes de sua possível sanção pelo Presidente da República.

 

Tópicos: projeto, bolsa, medida