Doença misteriosa na Índia deixa 500 pessoas hospitalizadas

08/12/2020 18h26


Fonte Estadão Conteúdo

Imagem: ReproduçãoDoença misteriosa na Índia deixa 500 pessoas hospitalizadas(Imagem:Reprodução)
 Autoridades e especialistas em saúde estão preocupados com uma doença misteriosa que deixou mais de 500 pessoas hospitalizadas e causou uma morte no Estado de Andhra Pradesh, no sul da Índia. A doença foi detectada pela primeira vez na noite de sábado, 5, em Eluru, a capital do Estado.

Muitas pessoas começaram a ter convulsões sem motivos específicos, informou Geeta Prasadini, diretora de saúde pública Desde então, sintomas que vão desde náuseas e ansiedade até perda de consciência foram relatados em 546 pacientes internados em hospitais.

Apesar de que muitos se recuperaram e voltaram para casa, enquanto 148 ainda estão em tratamento, disse Dasari Nagarjuna, porta-voz do governo na região. Equipes de especialistas do Instituto de Ciências Médicas da Índia chegaram à cidade para auxiliar na identificação do problema.

Diferentes teorias foram sugeridas e estão sendo testadas. Uma possível motivação para a doença surgiu com o resultado de exames de sangue conduzidos pela All India Institute of Medical Sciences (Aiims), órgão público de pesquisa médica que detectou a presença de chumbo, níquel e outros metais pesados em amostras

Também foi levantada a suspeita de contaminação por água em um país onde a falta de saneamento básico é um problema histórico. Mas autoridades disseram que quem não usa o abastecimento de água municipal também adoeceu, e que os testes iniciais de amostras de água não revelaram qualquer produtos químicos.

"Descartamos a contaminação da água ou poluição do ar como causa depois que as autoridades visitaram as áreas onde as pessoas adoeceram. É uma doença misteriosa e apenas análises de laboratório vão revelar exatamente o que é", afirmou o ministro da Saúde, Alla Kali Krishna Srinivas.

Uma análise preliminar da Aiims aponta o contrário. Segundo noticiado pelo Times of India, níquel e chumbo no leite e água potável foram apontados os agentes motivadores para a doença misteriosa. "Detalhes completos do que ativou essa doença misteriosa serão descobertos apenas após as agências centrais submeterem seus relatórios", disse o ministro.


Veja mais notícias sobre Geral, clique em florianonews.com/geral

Tópicos: pessoas, doen?a, misteriosa