De cabeça fria: entenda todos os erros do Brasil no gol de empate da Croácia

10/12/2022 10h12


Fonte Globoesporte.com

Imagem: REUTERS/Suhaib SalemNeymar triste após eliminação da Seleção Brasileira, Brasil.(Imagem:REUTERS/Suhaib Salem)Neymar triste após eliminação da Seleção Brasileira, Brasil.

O Brasil foi eliminado nas quartas de final da Copa do Mundo após perder nos pênaltis para a Croácia de uma forma dura: a seleção tinha a vantagem e levou o empate aos 11 minutos do segundo tempo da prorrogação.

Neymar fez o gol salvador no primeiro tempo da prorrogação. O Brasil adotou uma postura mais recuada e soube se fechar, tanto que a Croácia tinha feito apenas 4 finalizações e nenhuma certa no gol brasileiro. E tomou o empate.

De quem foi o erro? A defesa estava mesmo desorganizada? Abaixo, você confere todo o lance com detalhes do que aconteceu para o Brasil empatar um jogo ganho e sair de mais uma Copa do Mundo.

1) Tudo começa com uma reposição de bola

A posse que originou o gol da Croácia começou numa reposição com um arremesso do Danilo. Perceba que a Croácia marca as opções de cobrança curta, o que força o lançamento para frente. Fred, o segundo volante, está com a cabeça baixa e não dá opção de jogo.
Imagem: Reprodução  Tudo começa com um arremesso de bola.(Imagem: Reprodução ) Tudo começa com um arremesso de bola.

2) Pedro recupera e Alex Sandro avança muito

Modric ganha a disputa por cima, mas se complica no lance. Fred vê a oportunidade, pressiona e a bola cai em Pedro. Algo crucial acontece nesse lance: Alex Sandro fica no meio, ao lado de Casemiro. Ele não preenche a linha de defesa. Pedro ganha e toca para Fred. Cansados, Neymar e Rodrygo não participam.
Imagem: Reprodução  No momento em que Pedro ganha a bola, Alex Sandro se posiciona mal.(Imagem: Reprodução ) No momento em que Pedro ganha a bola, Alex Sandro se posiciona mal.

3) Fred é desarmado e não retorna

Pedro vê uma boa oportunidade nesse lance. A defesa croata está quebrada. Fred faz o movimento de correr nas costas do marcador. É uma chance que pouco apareceu no jogo, mas Gvardiol (um dos melhores zagueiros da Copa) faz uma recuperação muito hábil.
Imagem: Reprodução  Fred tenta avançar, mas é desarmado.(Imagem:Reprodução ) Fred tenta avançar, mas é desarmado.

4) Danilo disputa, mas a bola fica viva

Com a bola viva, Danilo chega e afasta. Só que ninguém da seleção aparece, já que Neymar e Rodrygo estavam no outro lado. A bola fica viva e acaba nos pés de Modric.
Imagem: Reprodução  Danilo disputa, mas Croácia retoma a bola.(Imagem:Reprodução ) Danilo disputa, mas Croácia retoma a bola.

5) Casemiro não faz a falta ou anula Modric

Casemiro percebe que Modric ganha a segunda bola e vai marcá-lo. Só que ele evita a falta e deixa o passe sair. Alex Sandro, enganado pela velocidade do lance, começa a correr para prencher a esquerda, esperando o passe para fora. Vlasic corre em direção oposta, por dentro, e Modric acha ele.
Imagem: Reprodução  Modric consegue tocar a bola.(Imagem:Reprodução ) Modric consegue tocar a bola.

6) Defesa esquece do ponta

A corrida errada de Alex Sandro cobrou um preço caro, e ele está fora do lance. O problema agora é com Thiago Silva, Marquinhos e Danilo. Com a bola sem marcação, é preciso acompanhar individualmente o adversário. É o que Danilo e Marquinhos fazem. Veja que Thiago Silva sai, esperando o passe no atacante, e ninguém vê o ponta avançando pelo lado.
Imagem: Reprodução  Alex Sandro não recompõe a tempo e Croácia joga.(Imagem:Reprodução ) Alex Sandro não recompõe a tempo e Croácia joga.

7) Volantes demoram a retornar

Lembra que Thiago Silva tentou sair para entender por onde vinha o passe? Essa demora cobra um alto preço e faz com que Marquinhos tenha dois adversários em seu setor: seu alvo e Petkovi?, que começa a levantar a mão. Isso tira Thiago do lance. Apuro total. Enquanto isso, Danilo tenta o que dá: marcar o cruzamento e evitar o passe.
Imagem: Reprodução  Defesa afunila e deixa a Croácia chegar.(Imagem:Reprodução ) Defesa afunila e deixa a Croácia chegar.

8) Ninguém marca Petkovi?

Danilo consegue recuperar. Mas Petkovi? já tinha pedido a bola. Fazia tempo. Ele sabia que Thiago iria preencher uma defesa em linha e ele poderia chegar livre na área. Ele sinaliza, com as duas mãos, que o jogo é nele.
Imagem: Reprodução  Lance do cruzamento(Imagem:Reprodução ) Lance do cruzamento

E a Croácia leva o gol para as penalidades.

É tudo tão rápido e cheio de detalhes que fica difícil culpar alguém. Há ao menos três erros capitais: Casemiro ter deixado Modric jogar, o erro de posicionamento de Alex Sandro e o erro de cálculo do Thiago Silva. Casemiro e Thiago Silva vinham fazendo uma Copa do Mundo perfeita.

E na sua opinião? De quem foi o principal erro nesse gol tão traumático?

Veja mais notícias sobre Geral, clique em florianonews.com/geral

Tópicos: brasil, copa, jogo