Covid-19: terceira onda será mais fraca em Teresina, diz presidente da FMS

19/05/2021 16h02


Fonte meio norte


Imagem: ReproduçãoClique para ampliarNo entanto, o pico da segunda onda já passou, na visão do médico e gestor público. ?A vacina é um dos fatores. A transmissão diminui. Além dos cuidados, é claro. O próprio pico da(Imagem:Reprodução)
 Em entrevista exclusiva ao Jornal Meio Norte, o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), o médico Gilberto Albuquerque, disse que a vacinação contra a Covid-19 vai permitir que a chamada terceira onda da doença, que já se avizinha no país em razão dos baixos índices de isolamento social decorridos da retomada das atividades econômicas, seja mais branda que a segunda, que por sua vez foi mais mortal que a primeira.

Ele afirma que a preocupação, no momento, são os traumas causados por acidentes, que passaram a ocorrer mais após a reabertura do comércio. “Os casos clínicos de Covid vêm diminuindo progressivamente. No entanto, outras doenças estão aparecendo. Essa demanda é significativa. E o trauma é um dos grupos não-Covid que exige internações frequentes. Na medida que você abre o comércio e as atividades econômicas, o trauma fica mais presente”, explica.

No entanto, o pico da segunda onda já passou, na visão do médico e gestor público. “A vacina é um dos fatores. A transmissão diminui. Além dos cuidados, é claro. O próprio pico da doença passou. Estamos no platô descrescente. Hoje estamos com 90% de leitos ocupados. Há muito tempo não tínhamos esse valor”, acrescenta Gilberto Albuquerque.

Na visão do presidente da FMS, “a terceira onda acontecerá com certeza”. No entanto, o prognóstico é mais positivo que o atual momento. “Ela não será tão grande como essa segunda onda. Mais pessoas serão vacinadas, o que diminuirá o número de infecções a médio e longo prazo”, considera.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: onda, covid, fraca