Como proteger-se da gripe neste período chuvoso

12/03/2011 02h08


Fonte 180 graus

Já dizia a minha avó que o período dos ventos (maio a agosto), as crianças adoeciam com maior facilidade, principalmente de gripe e se corria um risco maior de pegar uma friagem.

Mas contrário de que muita gente imagina, o vírus da gripe não se transmite apenas pelo ar. A forma mais comum de transmissão se dá através do contato com objetos contaminados e levados a nossa mucosa nasal, aos olhos ou a boca pelas nossa próprias mãos.

Portanto, para evitar a contaminação, lave as mãos com certa frequência e se auto policie para não leva-la suja a boca, ao nariz e aos olhos, principalmente se tocou em corre-mãos e maçanetas de locais de grandes aglomerações, como aeroportos, shopping entre outros.

Se gripado, utilize lenços descartáveis e jogue-os fora assim que utiliza-los e lave frequentemente as mãos.

Evite locais fechados, com grandes aglomerações, principalmente nos períodos mais frios (fácil, aqui em Teresina a temperatura nunca está abaixo dos 20°).

A vacinação é realmente de grande relevância e a forma mais segura de proteger-se, pena que as vacinas geralmente protegem contra determinadas cepas, em torno de 70% das cepas circulantes.

Se gripar neste período chuvoso, em que há surtos de dengue em nosso Estado, evite o uso de medicamentos sintomáticos que contenham ácido acetilsalisílico, pois os primeiros sintomas podem ser semelhantes nas duas doenças, causando dificuldade de auto-diagnóstico.

Confira as últimas notícias sobre Geral: florianonews.com/geral
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews