China declara fim do pico do coronavírus; mundo tem mais de 350 mil casos

24/03/2020 15h48


Fonte Exame

Imagem: Stringer/Getty ImagesNúmero de novos casos em Hubei, na China, diminui ritmo de crescimento.(Imagem:Stringer/Getty Images)Número de novos casos em Hubei, na China, diminui ritmo de crescimento.

Em meio ao pânico global causado pela pandemia do novo coronavírus, uma boa notícia veio da China, país onde a doença surgiu em dezembro do ano passado: o país anunciou no dia 12 de março que o pico de casos de COVID-19 já passou.

“Falando em termos gerais, o pico da epidemia passou na China“,
disse Mi Feng, porta-voz da Comissão Nacional de Saúde. “O aumento de casos novos está caindo”.

Zhong Nanshan, o principal assessor médico do governo chinês, disse em uma coletiva de imprensa realizada que, contanto que os países levem os surtos a sério e estejam preparados para adotar medidas firmes, ele pode acabar em todo o mundo em questão de meses.

“Meu conselho é conclamar todos os países a seguirem as instruções da OMS (Organização Mundial da Saúde) e intervir em escala nacional”,
disse. “Se todos os países se mobilizarem, pode acabar até junho”. As informações são da agência Reuters.

Enquanto na China, o número de infectados parece cair, mundo afora o número de casos confirmados do novo coronavírus já passa de 350 mil. Até esta segunda-feira, 23, o monitoramento feito pela Universidade Johns Hopkins mostrava 350.536 casos confirmados da covid-19, como ficou conhecida a doença causada pelo vírus.

A Itália é o segundo país mais afetado pela epidemia, com cerca de 60 mil casos, e os Estados Unidos vêm em terceiro, com mais de 35 mil.

O número é diferente do divulgado pela Organização Mundial da Saúde. De acordo com a entidade, há cerca de 294 mil casos confirmados mundo afora.

O levantamento da OMS também mostra uma ordem diferente no ranking de países com mais casos de coronavírus. De acordo com a organização, o segundo e o terceiro lugar são Itália e Espanha, seguidos do Irã. Os Estados Unidos aparecem apenas em quinto lugar.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook