Campanha de vacinação contra a febre aftosa é prorrogada no Piauí

05/06/2022 17h15


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoO diretor regional da Adapi, Cleiton Cunha, informou que a vacinação contra a febre aftosa é obrigatória porque garante a sanidade dos animais, além de permitir que o produtor tenh(Imagem:Reprodução)
 A campanha de vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa foi prorrogada no Piauí pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adapi). Agora, os criadores têm até a próxima sexta-feira (10) para vacinar os animais e até o dia 30 de junho para a certificação.

A prorrogação foi permitida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), após avaliar que o estado ficou sem as doses da vacina por um período.

Para a certificação do rebanho, o criador deve se dirigir a um dos escritórios da Adapi com a nota fiscal de compra da vacina e o Cadastro Ambiental Rural (CAR). A agência também orienta que as fêmeas entre 3 a 8 meses de idade sejam vacinadas contra a brucelose.

O diretor regional da Adapi, Cleiton Cunha, informou que a vacinação contra a febre aftosa é obrigatória porque garante a sanidade dos animais, além de permitir que o produtor tenha livre acesso para o transporte e comercialização do gado.

“Se você não vacinar, você não pode participar de eventos, não pode ter um projeto no banco, porque o sistema trava e o criador não tem como movimentar o animal”, pontuou.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: vacina, adapi, pecuaria