Bispo de Floriano ganha homenagem na Câmara dos Deputados

09/04/2011 15h06


Fonte Meio Norte

O Bispo emérito de Floriano, Dom Augusto Alves da Rocha, ganhou homenagem ontem (8) na Câmara dos Deputados. O religioso é presidente do Movimento de Educação de Base (MEB), que comemorou no dia 21 de março de 2011 os seus 50 anos de existência.

“Não poderia deixar de mencionar a figura de Dom Augusto. Desde os seus tempos de Vigário de Simplício Mendes, Dom Augusto Rocha pautou todas as suas ações pastorais em favor dos mais humildes, dos que ficaram à margem do progresso”, disse o deputado federal Paes Landim, autor da homenagem.

“Dom Augusto sempre combateu o bom combate, criticando os que abusavam do poder político para as suas exorbitâncias pessoais, em detrimento do interesse público. Também sempre criticou os que na cidade e no campo exploravam o trabalho das pessoas simples e analfabetas”, disse o parlamentar.

“Apesar de descendente de uma família tradicional em meu Estado, Dom Augusto tem sido batalhador das causas da liberdade, dos direitos humanos e da dignidade de pessoa humana.
Com muita alegria fui as comemorações dos seus 50 anos de sacerdócio, e ipso facto a sua aposentadoria, aos 75 anos de idade, como Bispo da Diocese de Floriano”, contou.

“Mas com tristeza senti a perda, por parte da Igreja da sua militância religiosa, do seu ativismo cristão, de um sacerdote culto, talentoso e corajoso, que nunca procurou o poder político para satisfazer vaidades pessoais”, avaliou. “Dom Augusto foi sempre apaixonado Pastor do Evangelho de Cristo, indiferente se seus sermões, suas homilias agradassem ou não a quem quer que fosse.

Dom Augusto é príncipe da Igreja na sua expressão mais excelsa, mercê de sua cultura e dedicação ao saber e ao Evangelho”, pontuou.

Tópicos: augusto, &ldquo, seus, sempre, anos