Avião se parte em dois durante pouso na Índia; há mortos e feridos

07/08/2020 15h32


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoAeronave da Air India Express ultrapassou a pista durante pouso no aeroporto de Calicute; Voo com 191 passageiros chegava de Dubai, nos Emirados Árabes.(Imagem:Divulgação)Aeronave da Air India Express ultrapassou a pista durante pouso no aeroporto de Calicute; Voo com 191 passageiros chegava de Dubai, nos Emirados Árabes.

Um avião da operadora Air India Express se partiu em dois após um acidente durante o pouso no aeroporto de Calicute, no sul da Índia, nesta sexta-feira (7). A aeronave carregava 191 passageiros e há ao menos 16 mortos e mais de 100 feridos entre os destroços.

Um porta-voz da polícia do estado de Kerala – onde está o aeroporto – disse à agência Associated Press que um piloto do Boeing 737 está entre os mortos já identificados. Fontes da imprensa local dizem que um segundo piloto também estaria entre os mortos.

Informações oficiais dizem que há ao menos 15 feridos "em estado crítico". O aeroporto de Calicute está fechado e todos os voos foram desviados para o aeroporto de Kannur, a 100 km do local.

Segundo o jornal "The Times of India", todos os passageiros já teriam sido retirados dos escombros, exceto um, que ainda se encontra dentro da aeronave, em segurança.

A aeronave que saiu de Dubai, nos Emirados Árabes, ultrapassou a pista e caiu em um barranco após ultrapassar a pista de pouso. Imagens feitas no local mostraram que a fuselagem da aeronave se partiu em dois com o impacto.

Voos comerciais estão proibidos na Índia desde o início da pandemia de coronavírus e segundo as autoridades locais, o voo tinha como objetivo repatriar cidadãos indianos que estavam fora do país.

Amitabh Kant, chefe da Comissão de Planejamento do governo indiano explicou que o aeroporto está localizado em uma região de difícil aterrissagem, no topo de uma colina com grandes depressões em ambos os lados.

“O acidente aconteceu por causa de fortes chuvas e pouca visibilidade", disse ele à emissora NDTV. "Isso é realmente devastador."

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, escreveu em uma rede social que lamentava o acidente em Calicute e que já havia entrado em contato com as autoridades regionais. A operadora Air India Express, é um braço low-cost (de baixo custo) da Air India, maior companhia aérea do país.

A Associated Press relembrou que o pior desastre aéreo na Índia foi em 12 de novembro de 1996, quando um voo da Saudi Arabian Airlines colidiu no ar com um voo da Kazakhastan Airlines perto de Charki Dadri no estado de Haryana, matando todos os 349 a bordo dos dois aviões.