Autocobrança por produtividade excessiva pode ser prejudicial à saúde, diz psiquiatra
22/01/2023 10h33Fonte ClubeNews
Imagem: Reprodução
Autocobrança por produtividade excessiva pode ser prejudicial à saúde.
Autocobrança por produtividade excessiva pode ser prejudicial à saúde.Já se sentiu culpado por descansar enquanto está com uma lista de afazeres não cumpridos? Se cobrar por não ter um dia produtivo pode gerar sofrimento e a falsa ilusão de que precisamos sempre correr atrás de algo ou realizar alguma tarefa.
O médico psiquiatra Dr. Vicente Gomes explicou em entrevista ao programa Bom Dia Piauí, da Rede Clube, como a autocobrança por produtividade pode ser prejudicial.
“É preciso compreender que para ter uma boa produtividade não devemos focar apenas no tempo, mas sim em nós mesmos. A partir do momento que perdemos conexão com nós mesmos, surge a percepção distorcida, desvio de tempo, falta de foco, comprometimento de atenção”, conta.
O médico explica que o sentimento de “tempo perdido” deixa a pessoa ansiosa e em uma corrida contra o relógio no final do dia.
Além das atividades rotineiras e “obrigatórias”, como alimentação, estudo e/ou trabalho, é preciso conciliar demais tarefas conforme necessidade e disponibilidade.
Imagem: Rede Clube
Dr. Vicente Gomes em entrevista com Felipe Pereira no programa Bom Dia Piauí, da Rede Clube.
Dr. Vicente Gomes em entrevista com Felipe Pereira no programa Bom Dia Piauí, da Rede Clube.Vicente orienta que algumas atividades extras são necessárias para manter o bem-estar e até cumprir melhor as tarefas diárias.
“Não adianta só pegar a agenda e querer cumprir aqueles horários se em algum momento você não está sendo produtivo e nem é algo favorável para você”, completa.
O médico ressalta que mesmo pessoas que conseguem gerir bem os horários e objetivos ao longo do dia pode sentir a sensação de que sempre falta algo para fazer. “A gente precisa manter o equilíbrio, ter o momento do trabalhar a respiração, estar com quem gosta, um momento de pausa”, diz o médico psiquiatra.
Para o especialista, é preciso focar no presente, um dia de cada vez. Deixar as frustrações do passado para trás e não perder a cabeça ao pensar no futuro.
“Com planejamento, foco, organização, você consegue sim chegar lá. Reconheça seu limite. O excesso da autocobrança é prejudicial e causa esgotamento mental. A gente consegue ter momento para tudo, trabalhar, lazer, descansar, atividade física. A gente só precisa se organizar”, finaliza Vicente Gomes.
Confira as últimas notícias sobre Geral: florianonews.com/geral
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews












