Armazenam água altamente radiativa de central nuclear japonesa

19/04/2011 09h52


Fonte Prensa Latina

Tóquio, 19 abr (Prensa Latina) A Tóquio Electric Power Co., operadora da usina Fukushima Daiichi, do Japão, começou hoje a transladar água altamente radiativa do sótão do edifício de turbinas do reator 2 a uma zona próxima de armazenamento.

Essa tarefa, considerada vital para a tentativa de restauração dos principais sistemas de resfriamento nas unidades 1,2 e 3 da central nuclear, iniciou-se sobre as 10:00 hora local, informaram meios de imprensa locais.

Segundo a citada companhia, conhecida como Tepco por suas siglas em inglês, se espera transladar 10 mil de 25 mil toneladas existentes no referido sótão em 26 dias, enquanto em igual lugar dos mencionados reatores há umas 60 mil.

A nação asiática enfrenta a pior crise nuclear de sua história desde que o terremoto de 9.0 graus de magnitude e o subsequente tsunami do passado 11 de março devastassem o nordeste do país com um saldo a mais de 28 mil mortos e desaparecidos.

Esses eventos extremos impediram o funcionamento dos sistemas de refrigeração das unidades da usina, o qual provocou seu reaquecimento com inclusive explosões e escapamentos radiativos que levaram a Japão a elevar ao máximo (7) o nível de alerta nuclear.

Ante essa situação os reatores aspergiram-se com água de mar e depois Tepco decidiu verter para o oceano Pacífico uma menos contaminada localizada antes em armazená-los onde hoje é levada a mais radiativa.

Veja mais notícias sobre Geral, clique em florianonews.com/geral