Aedes aegypti: mosquito também transmite doença aos cães; especialista dá dicas de prevenção

16/04/2022 08h50


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoAedes aegypti: mosquito também transmite doença aos cães(Imagem:Divulgação)Aedes aegypti: mosquito também transmite doença aos cães

O Piauí registrou aumento significativo de casos de dengue, doença transmitida pelo Aedes Aegypti, nas primeiras semanas epidemiológicas de 2022. O mosquito também é vetor de uma doença parasitária que atinge cães e que, de forma grave, pode levar até a morte. O g1 conversou com especialistas para auxiliar na prevenção.

Aedes Aegypti

Aedes aegypti é um mosquito considerado vetor de muitas arboviroses (doenças transmitidas por insetos e aracnídeos, como aranhas e carrapatos), dentre elas: Dengue, Zica Vírus, Chikungunya e Febre Amarela. Também é considerado vetor da Dirofilaria immitis (verme do coração), verme causador da Dirofilariose.

Popularmente conhecida como verme do coração, a doença pode acometer principalmente cães e gatos, além de seres humanos, portanto é considerada uma zoonose.

Além do risco de morte, essas doenças transmitidas pelo mosquito podem causar sérias complicações nos seres humanos e em animais.

O principal meio de prevenção dessas doenças, segundo especialistas, é o combate ao mosquito Aedes. E a forma mais eficiente de enfretamento é evitar água parada em recipientes, inclusive, a bacia de água do seu animal de estimação.

Zoonose

Essa classificação é usada para caracterizar doenças que são transmitidas de animais para humanos, ou de humanos para os animais.

De acordo com a professora de Parasitologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Luanna Soares de Melo, a dirofilariose é uma zoonose e pode se manifestar de diferentes formas nos cães e em casos isolados, nos seres humanos.

A professora Luanna destacou para o g1 medidas que podem auxiliar no reconhecimento desta doença nos animais domésticos.

"Pesquisas devem ser realizadas no intuito de se conhecer a ocorrência da doença em cães no nosso estado e na nossa capital, além de orientação sobre a doença e suas medidas de prevenção aos tutores de cães e gatos", afirma a especialista.

Nas pessoas, de acordo com a professora, a verme do coração não pode ser transmitida pela mordida ou qualquer contato com um animal infectado.

O que pode ocorrer é o mosquito Aedes Aegypti picar um cão infectado com dirofilariose e depois picar um ser humano saudável e este se contaminar.

Em casos isolados, ao afetar o ser humano, os raros registros que existem são restritos ao pulmão, por isso é chamada de Dirofilariose pulmonar, mas sem mais complicações ou sequelas.

Sintomas e tratamento
Os sintomas da doença demoram a se manifestar no animal, geralmente quando a dirofilariose está em uma fase mais aguda.

No entanto, médica veterinária Mireille Sabbagh, Luanna Soares, é bom se atentar para o comportamento do cão, caso o animal comece a mostrar sinais de dificuldade respiratória, cansaço, tosse, emagrecimento e mucosas arroxeadas.

A professora de parasitologia da UFPI explica como a verme age no organismo do animal e como o mosquito atua como vetor da doença dirofilariose:

Os vermes adultos alojados no coração produzem larvas muito pequenas que ficam na corrente sanguínea, e o mosquito, ao se alimentar do sangue de um animal doente, vai contrair esta pequena larva.
Quando este mesmo mosquito se alimenta do sangue de um animal sadio, ele transmite a larva para este animal, esclarece a especialista.
O tempo para as primeiras manifestações clínicas, de acordo com a professora Luanna, pode ser de 6 meses, se animal infectado tiver menos de 6 meses de idade, o verme pode ter sido transmitido via transplacentária, ou seja da mãe (cadela) para o filhote.


Segundo o médico veterinário Pedro Allef, não há uma medicação especifica para o tratamento desta doença no animal domestico.

"O tratamento é feito, na verdade, de forma sintomatológica, ou seja, tratando aquilo que o animal está apresentando com uma classe de vermífugo que ajuda a matar a microfilária, que é uma das fases do verme do coração. Já no verme adulto, não há tratamento especifico", explica o especialista. O médico ainda explica que a doença é silenciosa porque no início ela praticamente não apresenta sematologia especifica.

Facilmente, os sintomas apresentados pelo animal podem ser confundidos com qualquer outra patologia que não a dirofilariose.

Segundo a professora de parasitologia, Luanna Soares, é importante o tutor do animal ficar atento a alguns sintomas referentes à verme.

"O cão é mais suscetível à doença que o gato. Pode se manifestar em cachorros com alterações mais brandas como cansaço, intolerância aos exercícios e tosse até manifestações mais graves como alterações cardíacas, edema dos membros e edema abdominal (ascite)", explicou a professora.

Prevenção

Já sabemos até aqui que a prevenção contra o Aedes aegypti é importante não só para a saúde das pessoas, mas também para os queridos animais de estimação. Veja a seguir, de acordo com especialistas, quais os principais meios de combate ao mosquito .

Primeiramente, é importante ficar atento a água dos bebedouros dos animais que é um dos fatores essenciais para manter o mosquito afastado. Coleiras repelentes também protegem os cães.

"A principal medida de prevenção é eliminar os focos criadouros dos mosquitos, como recipientes com água parada e limpeza dos quintais, além de uso de repelentes nos cães como coleiras inseticidas próprias para essa espécie animal", explica a professora Luanna Soares.
Para não expor o seu cachorro aos riscos da dirofilariose, vale levar o animal no veterinário de confiança. Atenção para não medicar o cão por conta própria, porque até a prevenção da doença é individualizada para cada pet.

Conforme a médica veterinária Mireille Sabbagh, cada caso é um caso, tem cães de diferentes tamanhos, vários tipos de medicamentos. O animal pode ter peculiaridades de saúde. Não há um esquema comum para essa doença. Algumas raças têm restrições a certos antiparasitários.

A médica ainda destaca que a prevenção é muito individual. É entre tutor e o profissional da confiança habituado com aquele animal. Nesses casos, todo cuidado é essencial tanto para a saúde humana quanto animal.

Veja mais notícias sobre Geral, clique em florianonews.com/geral

Tópicos: animal, mosquito, doen?a