Vigilância Epidemiológica reforça importância da notificação dos casos de violências interpessoais

15/09/2022 15h05


Fonte Secom

Imagem: SECOMClique para ampliarVigilância Epidemiológica reforça importância da notificação dos casos de violências interpessoais(Imagem:SECOM)Vigilância Epidemiológica reforça importância da notificação dos casos de violências interpessoais

O departamento de Vigilância Epidemiológica de Floriano realizou, nesta quarta-feira (14), reunião com psicólogos e assistentes sociais do Núcleo Multiprofissional de Saúde para reforçar a importância da notificação dos casos de violência doméstica e tentativas de suicídio no município.

Segundo Miléssia Mousinho, diretora do departamento, o objetivo da capacitação é proporcionar visibilidade ao problema e definir a criação de políticas públicas de atendimento às vítimas, como também, construir indicadores sociais para romper o ciclo das violências no município.

Segundo o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SNVE), a violência é um fenômeno complexo, multifatorial, que pode deixar marcas profundas. É comum que a pessoa em situação de violência sinta-se envergonhada, fragilizada, e, em alguns casos, até mesmo culpada. Por isso, precisa ser acolhida, cuidada, protegida em seus direitos.

O cuidado à saúde envolve um conjunto de atitudes e condutas profissionais que deve ser pautado pela ética, pela humanização e pela integralidade na atenção. A notificação de violências interpessoais e autoprovocadas é uma das ações de vigilância em saúde, sendo um dos passos da linha de cuidado.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano

Tópicos: sa?de, viol?ncia, vigil?ncia