Veto à lei que reduz vagas do Piauí na Câmara Federal vai desfalcar saúde, diz James Rodrigues

06/08/2025 14h15


Fonte Câmara Municipal de Floriano

O Piauí poderá perder duas vagas de Deputado Federal na Câmara dos Deputados após o veto do presidente Lula à Lei de redistribuição das vagas por estado brasileiro. A preocupação do vereador James Rodrigues vai além da perda de duas cadeiras, mas também da representatividade política do nosso estado e ainda a saúde da população que mais precisa de atendimento.

De acordo com James Rodrigues, a redução das vagas na Câmara Federal afeta diretamente o volume de recursos recebidos pelo estado do Piauí através das emendas parlamentares e, consequentemente, dos municípios do interior.
Imagem: CMFVereador James Rodrigues(Imagem:CMF)Vereador James Rodrigues

Para se ter uma noção do montante de recursos, só no orçamento de 2024, cada deputado federal destinou emendas impositivas na ordem de R$ 37 milhões de reais, sendo que, de acordo com a lei pelo menos metade desse recurso deve ser destinado para custeio dos atendimentos de saúde nos municípios.

Segundo o vereador, para o ano de 2026, a redução estimada será de R$ 80 milhões de reais, recursos que farão falta para que os municípios possam prestar atendimento à população.

“Nós fazemos essa reflexão para que os piauienses tenham consciência que essa redução vai impactar principalmente a oferta dos serviços de saúde nos municípios do interior do Piauí. E reflete não só uma enorme perda financeira, mas de representatividade e de defesa do nosso Estado frente à nação”, destacou James Rodrigues.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano