Vacinação contra febre aftosa está prevista para janeiro de 2014

05/11/2013 11h50

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


O Governo do Estado do Piauí, através da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), realizou durante o mês de julho, a campanha de vacinação de rebanhos em todo o território piauiense, dando continuidade à política de combate à febre aftosa.

Na primeira etapa de vacinação o Piauí atingiu 97,59% de cobertura vacinal, resultando mais uma vez que o estado está livre da aftosa, situação que foi oficializada pelo Ministério da Agricultura no dia 3 de setembro.

De acordo com o Coordenador da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), Regional de Floriano, Emídio Gabriel, geralmente, as campanhas de vacinação acontecem a cada seis meses, e a previsão de uma nova campanha de vacinação é para o mês de janeiro de 2014.

“Nós vacinamos em julho, e a próxima vacinação do Estado do Piauí será em janeiro. Então as lojas de Floriano vão vender vacina contra febre aftosa somente para o Estado do Maranhão. Para o Piauí, aqueles que estiverem inadimplentes terão que pegar uma autorização de compra de vacina e vacinar seus animais”,
ressaltou.

Imagem: FlorianoNewsEmídio Gabriel, Coordenador da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), Regional de Floriano.(Imagem:FlorianoNews)Emídio Gabriel, Coordenador da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), Regional de Floriano.

Segundo o coordenador, atualmente os técnicos da Agência de Defesa Agropecuária (ADAPI) trabalham no levantamento das fazendas e do rebanho piauiense.

“Estamos realizando a organização da campanha, referenciando propriedades novas que surgiram ou mudaram de dono e trabalhando no sentido de organizar a próxima campanha", disse Emídio Gabriel.

O Piauí possui um rebanho de, aproximadamente, 1,7 milhão de cabeças de gado, e cerca de 63 mil criadores de gado do estado são atendidos pela ADAPI, que tem escritórios em 200 municípios.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: campanha, piauí, aftosa