Usina elétrica desativada se torna teatro em Floriano, Sul do Piauí

09/05/2021 08h53


Fonte G1


Imagem: ReproduçãoClique para ampliarSegundo o coordenador do teatro, grupos de todo o país já se apresentaram no espaço. O projeto Seis e Meia, da Secretaria de Cultura do Piauí (Secult), utiliza o local como ponto d(Imagem:Reprodução)
 Em 1922, Floriano, a 245 km de Teresina, possuía uma usina de energia elétrica importante para o município. Quando o estabelecimento fechou, pessoas reivindicaram o espaço para a realização de eventos culturais. A partir disso, nasceu o principal complexo cultural do Sul do estado: o Teatro Maria Bonita.

A usina ficou fechada por mais de 60 anos. Somente em 1984 que um grupo de jovens pediu às autoridades governamentais da época que o local fosse aberto para o funcionamento de um centro cultural.

"A partir de 1986, com muita luta, veio uma grande reforma e conseguimos o espaço para que todos os grupos da cidade e região que fazem cultura pudessem ta aqui apresentando seus espetáculos, peças e afins", contou Alisson Rocha, coordenador do teatro.
No primeiro ano de funcionamento, o teatro se chamava Usina Elétrica Maria Bonita, por conta de um motor elétrico apelidado de Lampião. Mas, depois da reforma, passou a ser chamado de Teatro Maria bonita. O espaço já foi palco de diversos eventos culturais internacionais. Em 2016, por exemplo, o Maria Bonita sediou o 5º Festival Nacional de Teatro.

Segundo o coordenador do teatro, grupos de todo o país já se apresentaram no espaço. O projeto Seis e Meia, da Secretaria de Cultura do Piauí (Secult), utiliza o local como ponto de apresentação de artistas nacionais e locais para o Sul do Piauí. Cantores como Zé Ramalho e Geraldo Azevedo já passaram pelo teatro.

"Quem vem a floriano não tem como deixar de passar pelo Teatro Maria Bonita", afirmou o coordenador.