Usina de leite continua encaixotada e sem funcionamento

14/06/2010 10h00


Fonte Florpi


O município de Floriano tem a possibilidade concreta de gerar centenas de empregos e desperdiça esta oportunidade. Desde dezembro de 2006, a Prefeitura conseguiu aprovar na Câmara Municipal a permissão para abertura de crédito para usar no projeto da usina de leite.

No seguinte, 2007, o Ministério da Integração Regional liberou recursos na ordem de R$ 975 mil para a compra das máquinas da usina e um caminhão. O total do investimento deveria receber uma contrapartida da Prefeitura de aproximadamente R$ 50 mil.

No mesmo ano, as máquinas da usina e o caminhão foram adquiridos e desembarcaram em Floriano. Na oportunidade várias autoridades celebraram como sendo uma importante fonte de emprego.

Passados três anos, as máquinas da usina de leite continuam encaixotadas no galpão de uma instituição pública. O caminhão, também parado, no estacionamento em outra instituição.

O vereador, Celso Cavalcante, que na época da aprovação dos recursos era o presidente da Câmara Municipal, considera o caso da usina de leite um “verdadeiro absurdo”. “É um fato lamentável para o município. Sabemos que existem muitos criadores e produtores de leite. Alguns reduziram a produção pela falta do beneficiamento”, declarou.

O empresário João Gonçalves Neto, que também é produtor de leite, afirma que o município já produziu até 7 mil litros de leite e, atualmente, a produção está em torno de 3 mil litros. Em sua opinião, o funcionamento da usina de leite é um estímulo para voltar o crescimento da bacia leiteira.

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: usina de leite, descaso