Último dia para vacinação contra febre aftosa no Piauí: Criadores são alertados sobre prazo e multas

31/05/2023 14h13

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: FlorianoNewsCleyton Cunha, cordenador geral da ADAPI Regional de Floriano.(Imagem:FlorianoNews)Cleyton Cunha, cordenador geral da ADAPI Regional de Floriano.

O coordenador geral da ADAPI Regional de Floriano, Cleyton Cunha, anunciou que hoje, 31 de maio, é o último dia para aquisição da vacina contra a febre aftosa no estado do Piauí. Ele enfatizou a importância da vacinação e alertou os criadores que ainda não adquiriram a vacina a providenciarem o quanto antes, pois o índice de vacinação é crucial para o estado.

Cunha observou que, analisando o estoque de vacinas nos comércios controlados pela ADAPI, é possível ter uma estimativa da quantidade vendida. No entanto, a certificação dos produtores, que consiste em comprovar a vacinação por meio de notas fiscais, está apresentando um número muito baixo. Ele ressaltou que o prazo para essa certificação é até o dia 15 de junho, mas aqueles que não adquiriram a vacina têm apenas até esta quarta-feira (31/05) para fazê-lo, sob pena de multa.

Durante a campanha anterior, em novembro, algumas pessoas que não cumpriram as exigências foram multadas. A ADAPI está empenhada em evitar que isso aconteça novamente, mas Cunha enfatizou que se não houver penalização aos criadores, ele próprio poderá ser alvo de um processo administrativo. Já ocorreram várias multas na etapa anterior e, nesta fase, aqueles que não vacinaram também serão penalizados.

O coordenador ressaltou a importância de comprar a vacina e vacinar o rebanho para evitar problemas legais e prejuízos à saúde animal. Ele pediu encarecidamente aos criadores que ainda não compraram a vacina que o façam até o dia 31 de maio, pois não haverá prorrogação do prazo.

A vacinação contra a febre aftosa é uma responsabilidade nacional, e o Ministério da Agricultura cobra a ADAPI, que, por sua vez, cobra dos criadores. É fundamental que todos cumpram com suas obrigações para garantir a segurança e a saúde do rebanho e evitar sanções.


Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano

Tópicos: campanha, adapi, vacinas