Tradicional Festa de Santo Reis é comemorada em Floriano

07/01/2021 07h25

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


A tradicional festa de Santo Reis, foi realizada nesta quarta-feira (06) na zona urbana e rural de Floriano.
Imagem: FlorianoNewsTradicional Festa de Santo Reis é comemorada em Floriano(Imagem:FlorianoNews)Tradicional Festa de Santo Reis é comemorada em Floriano

A reportagem do portal FlorianoNews esteve presente no reisado da localidade Pequi, onde os moradores louvaram os Santos Reis através de orações, cantorias e danças.

Imagem: FlorianoNewsTradicional Festa de Santo Reis é comemorada em Floriano(Imagem:FlorianoNews)

No bairro Manguinha, dona Francisca Soares juntamente com o grupo Reis e as Pastorinhas, são os responsáveis por manter a tradicional festa de Santo Reis no referido bairro. Mesmo diante das dificuldades em reunir pessoas para esta celebração, a tradição foi mantida e festejada, com louvores e cantorias, mantendo as raízes culturais.
Imagem: FlorianoNewsTradicional Festa de Santo Reis é comemorada em Floriano(Imagem:FlorianoNews)

A professora Elineuza Ramos esteve presente na festa, e se diz muito feliz por estarem mantendo viva as tradições culturais, já que essas tradições são referências do povo florianense.

“O povo de Floriano é rico em cultura, um povo que não desiste, um povo que mantém suas tradições, que lutam, e que acima de tudo, ama essa cidade...o que é tradicional não pode acabar, a gente tem que se organizar e se unir para manter essas tradições”

Imagem: FlorianoNewsElineuza Ramos(Imagem:FlorianoNews)Elineuza Ramos

Origem da festa de Santo Reis

Todo 6 de janeiro, Dia de Reis, aqueles que comemoram o Natal se preparam para desfazer a árvore, os presépios e os enfeites natalinos. Mas qual é a origem da data? Epifania, ou Dia de Reis, como é conhecida a festa comemorada em 6 de janeiro pelos católicos, lembra quando os três reis magos, guiados pela estrela de Belém, encontraram o menino Jesus. Eles traziam presentes para a criança, incenso, ouro e mirra.

No Brasil, a tradição veio com os portugueses e sua colonização. Os brasileiros realizam festas folclóricas diferentes, dependendo de cada região do País.

Alguns grupos, compostos por mestre, contramestre, conhecedores sobre a festa e músicos, passam de casa em casa cantando versos e tocando instrumentos. Os moradores, em troca da cortesia, oferecem comida.

Também há a presença dos três reis magos representados e de um palhaço, que anima a festa e protege o menino Jesus contra os soldados de Herodes, que queriam matá-lo.


Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano

Tópicos: festa, tradicional, reis