Terminal Turístico de Floriano recebeu visita do conselheiro do Iphan

17/04/2014 10h52

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Na tarde da última quarta-feira (16), o Conselheiro do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luís Felipe Andrés, esteve visitando o Terminal Turístico Beira Rio, em Floriano.

O principal cartão postal de Floriano, e também patrimônio histórico, abriga um dos prédios com a arquitetura mais antiga da cidade, que é o antigo prédio da primeira Escola Agrícola do Brasil, hoje transformado em Terminal Turístico, equipado com escritório de informações, restaurante, bar e espaço para apresentações culturais.

Imagem: FlorianoNewsTerminal Turístico de Floriano recebeu visita do conselheiro do Iphan.(Imagem:FlorianoNews)Terminal Turístico de Floriano recebeu visita do conselheiro do Iphan.

De acordo com o conselheiro, a visita técnica teve o objetivo de fazer um reconhecimento ao prédio, já que o mesmo está em processo de tombamento pelo Iphan, e que após várias pesquisas será elaborado um relatório e, posteriormente, será votado numa reunião do Conselho do Iphan, no próximo dia 15 de maio, para então tombar o Terminal Turístico.

“Meu papel é fazer um resumo de todo dossiê e defender isso perante os conselheiros, porque tem que ser aprovado pela maioria do conselho. Estou convicto de que é um bem de grande valor e que merece esse reconhecimento nacional, já que todo esse território da região tem uma história importantíssima na formação de um Brasil único”,
disse Luís Felipe.

Imagem: FlorianoNewsLuís Felipe Andrés(Imagem:FlorianoNews)Luís Felipe Andrés

Segundo o conselheiro, o Iphan já realizou o tombamento de patrimônios históricos nas cidades de Parnaíba, Oeiras, Piracuruca e Teresina. Caso o relatório do Terminal Turístico for aprovado pela maioria dos conselheiros, Floriano será o quarto município que terá um prédio histórico tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Imagem: FlorianoNewsTerminal Turístico de Floriano recebeu visita do conselheiro do Iphan.(Imagem:FlorianoNews)

O Terminal Turístico fica na Avenida Esmaragdo de Freitas, onde atualmente é o local de maior concentração de visitantes, ocupando bares, restaurantes e quiosques existentes às margens do Cais do Rio e o Flutuante dentro do Rio, o museu e a antiga Usina Maria Bonita, lugar onde funciona atualmente o Espaço Cultural de mesmo nome. A Avenida também é palco de eventos culturais e turísticos como o Carnaval que é considerado um dos melhores do Estado.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano