STTR de Floriano alerta agricultores sobre prazo para pagamento do boleto do Garantia-Safra

19/01/2022 12h36

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Floriano, através da Secretaria Municipal de Agricultura, comunica aos agricultores cadastrados no programa Garantia-Safra ano 2021/2022, que o prazo estabelecido para pagamento dos boletos acaba nesta quinta-feira, dia 20 de janeiro.

De acordo com Jucinaldo Silva, Presidente do STTR, os agricultores podem procurar a sede do Sindicato na Rua Elias Oka, 844, bairro Manguinha, para retirar o boleto de pagamento no valor de 17,00 (dezessete reais). Os mesmos deverão comparecerem munidos de seus documentos, RG e CPF.

“Os agricultores que tiveram suas inscrições aprovadas podem se dirigir ao Sindicato e a gente pede que aqueles que ainda não vieram, estão em dúvida se foram inscritos que venham ao Sindicato até quinta-feira que é o último dia para poder realizar o pagamento”
, disse.
Imagem: FlorianoNewsJucinaldo Silva, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Floriano.(Imagem:FlorianoNews)Jucinaldo Silva, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Floriano.

O Garantia-Safra é uma parceria entre os Governos Federal, Estadual e Municipal, e tem como objetivo garantir a segurança alimentar de agricultores familiares que residam em regiões com risco de perda de safra, por razão de estiagem ou enchente.

Para ter direito aos recursos é necessário aderir ao programa, o que deve ser feito sempre antes do plantio. No instrumento de adesão, deverá constar a área a ser plantada superior a seis décimos de hectares e inferior a dez hectares.

O benefício só é liberado quando é decretada situação de emergência ou de calamidade pública por parte do município, reconhecida pela Secretaria de Defesa Civil do Governo Federal ou ainda quando for constatada perda de, pelo menos, 50% do plantio. Nesse caso, o agricultor será chamado para preencher um documento declaratório de perda da produção agrícola e fará jus ao benefício, pago em quatro parcelas para que possa atravessar o período de seca.

A contribuição financeira (aporte) dos agricultores ao Fundo Garantia-Safra é fixada a cada ano pelo Comitê Gestor do referido programa. Para os agricultores, o valor do aporte é de R$ 17,00, correspondente a 2% do valor do benefício, que é igual a R$ 850,00.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano