Situação do Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara é tema de audiência pública em Floriano

26/05/2023 13h02


Fonte Câmara Municipal de Floriano

Imagem: CMFSituação do Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara é tema de audiência pública em Floriano.(Imagem:CMF)Situação do Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara é tema de audiência pública em Floriano.

A Câmara Municipal de Floriano, atendendo a requerimento do vereador Ancelmo Jorge, aprovado por unanimidade, realizou nesta quinta-feira, 25, uma audiência pública em que se discutiu a situação do patrimônio histórico, artístico e cultural do Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

O Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara, atualmente conhecido como Terminal Turístico, em torno do qual a cidade de Floriano se desenvolveu, foi a primeira escola do Brasil, criada pelo agrônomo Francisco Parentes, voltada ao ensino dos filhos libertos das escravas beneficiadas pela Lei do Ventre Livre. O prédio centenário está em ruínas, em sério risco de desmoronar.
Imagem: CMFVereador Ancelmo Jorge(Imagem:CMF)Vereador Ancelmo Jorge

“Solicitamos essa audiência para discutir essa situação, haja vista que o desde o ano passado que se vem tentando recuperar o prédio, mas o IPHAN embargou a obra, alegando que lá não é permitido reformar ou recuperar, e sim uma restauração meticulosa que preserve os aspectos originais, sem, no entanto, proceder a restauração desse importante monumento histórico para Floriano, para o Piauí e para o Brasil”,
explicou Ancelmo Jorge.

Todas as autoridades presentes levantaram voz em defesa da importância histórica, artística e cultural do prédio e da necessidade urgente de providência para que esse patrimônio seja restaurado o mais breve possível. Ao final, o representante do Ministério Público, Dr. Edgar dos Santos, se prontificou a avaliar o caso, apurar as informações e acionar a quem compete, a devida restauração da estrutura do Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara.
Imagem: CMFSituação do Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara é tema de audiência pública em Floriano.(Imagem:CMF)

Imagem: CMFSituação do Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara é tema de audiência pública em Floriano.(Imagem:CMF)

Imagem: CMFSituação do Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara é tema de audiência pública em Floriano.(Imagem:CMF)