Sinte Regional de Floriano denuncia descaso e sucateamento com a mediação tecnológica

02/02/2018 10h00

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica - Regional de Floriano, denucniou o descaso da Secretaria de Estado de Educação com as cidades de Marcos Parente e Landri Sales ao obrigar os alunos do ensino médio a assistirem aulas pelo sistema de educomunicação, também conhecida como a mediação tecnológica. Similar com o EAD, as aulas são ministradas por uma televisão, sem acompanhamento de um tutor para sanar as dúvidas dos estudantes.

Segundo a Presidente do Núcleo Regional do Sinte Floriano, professora Léa Almeida, as duas cidades estão encontrando problemas para manter alunos na rede de ensino pública.

“A situação é muito triste, é de desespero para pais e alunos. As turmas não estão sendo formadas uma vez que os alunos estão sendo transferidos pelos pais para outras cidades, pois a mediação tecnologia não funciona. Temos problema com queda de energia e internet constante. Esse sistema é totalmente desacreditado”,
comenta a professora.

A falha nesse tipo de sistema é a ausência de um profissional da educação que esteja presente para tirar dúvidas eventuais que os alunos venham a ter. Ainda segundo a pedagoga, os alunos do município de Landri Sales buscaram entrar em contato com o governo para implorar que a mediação tecnológica fosse retirada das escolas.

“A supervisão dos colégios nos informou que estão para fechar as escolas. Existem professores disponíveis para ministrar as aulas, mas não possuem salas para lecionar, pois estão à mercê desta situação. De acordo com a supervisora de ensino da cidade de Marcos Parente, se acabar com a mediação tecnológica será tranquilo, pois existem profissionais capacitados suficientes para manter as escolas em pleno funcionamento”,
completou Léa.

Imagem: FlorianoNewsProfessora Léa Almeida(Imagem:FlorianoNews)Professora Léa Almeida

Os mais prejudicados com a mediação tecnológica são os alunos do ensino médio, principalmente os que pretendem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Pois não tem a preparação adequada para seguir na busca de um sonho. As escolas estão se esvaziando e os pais precisam matricular os alunos em outros municípios, mas nem todos têm condições financeiras para fazer de essas transferências.

A Regional de Floriano está tentando audiência com a Secretária de Educação, para pedir que possa mudar a realidade da educação de Marcos Parente e Landri Sales, em favor de uma educação pública de qualidade.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: aulas, escolas, ensino, sistema