SINTE de Floriano se posiciona sobre a Reforma previdenciária

10/12/2019 12h58

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Ocorreu na manhã desta segunda-feira (9), uma manifestação em frente à Assembleia Legislativa do Piauí, reunindo servidores estaduais que protestaram contra a reforma da previdência proposta pelo atual governo.
 
O projeto da reforma, apresentado pelo governo na última quinta (5) à Alepi (Assembleia Legislativa do Piauí) traz como principal argumento a redução de cerca de 200 milhões de reais por ano, acabando com a dívida da previdência do estado a longo prazo. Dívida que vem custando ao Tesouro Estadual cerca de 78 milhões por mês para cobrir a folha de pagamento.

No entanto, representantes dos servidores estaduais alegam que a proposta não foi discutida com a classe e que essa reforma gerará novos ônus para servidores inativos; autoriza o governo a aumentar a alíquota de contribuição previdenciária sempre que houver déficits na Previdência; e institui a contribuição extraordinária para ajudar a cobrir o déficit que já ultrapassa 1 bilhão de reais por ano. As medidas atingirão mais de 90 mil, entre servidores ativos, inativos e pensionistas.

“Até agora está com essa liminar de suspensão, mas o governo está buscando votar a pauta para ser aprovada antes do recesso e nós estamos nesse movimento grande, firme e forte, para que tenhamos o direito de conhecer como é que está o projeto, para discutir e ver se pode haver alguma alteração”, explicou a professora Maria Léa Lima de Almeida, Presidente do SINTE/PI regional Floriano.

Ainda hoje (10), com a derrubada da liminar após a oposição entrar com uma ação no TJ, a Assembleia deverá realizar uma audiência pública.
 


 

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano

Tópicos: governo, servidores, reforma