Sind. dos Trabalhadores Rurais de Floriano discute regularização fundiária com Diretor do INTERPI

23/03/2023 11h04

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: FlorianoNewsSindicato dos Trabalhadores Rurais de Floriano(Imagem:FlorianoNews)Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Floriano

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Floriano realizou nessa quarta-feira (22), uma reunião com a presença do Diretor-Geral do Instituto de Terras do Piauí (INTERPI), Rodrigo Ribeiro Costa Cavalcante, do vereador Edvaldo Araújo, do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores, Jucinaldo Silva, do Coordenador José da Guia e de outros associados para discutir as ações e políticas do Governo do Piauí voltadas para os povos originários e tradicionais do Estado, que lutam pelo reconhecimento e regularização fundiária de seus territórios.

Durante a reunião, foi destacado que o processo de regularização de área está ocorrendo em todo o estado do Piauí e agora está sendo deflagrado em Floriano.

Imagem: FlorianoNewsClique para ampliarVereador Edvaldo Araújo(Imagem:FlorianoNews)Vereador Edvaldo Araújo

Segundo o vereador Edvaldo Araújo, Floriano é um município atípico, pois a maioria dos agricultores familiares têm uma relação precária com a terra, ou seja, possuem a posse, mas não têm o registro ou documento que lhes dê segurança jurídica. Isso também dificulta o acesso a outras políticas públicas importantes para a agricultura familiar.

A regularização fundiária é um processo importante para garantir o direito à terra e segurança jurídica aos agricultores familiares, além de permitir o acesso a outras políticas públicas voltadas para esse público. A presença do Diretor-Geral do INTERPI na reunião demonstra o compromisso do Governo do Piauí em apoiar os povos originários e tradicionais do Estado na busca pela regularização fundiária.

A reunião foi uma oportunidade para discutir as ações e políticas do Governo do Piauí relacionadas à regularização fundiária e para fortalecer a união entre os agricultores familiares de Floriano na luta por seus direitos e pelo reconhecimento de seus territórios.