Servidores do INSS entram em greve e paralisam atendimento presencial em Floriano

01/04/2022 13h33

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: FlorianoNewsServidores do INSS entram em greve e paralisam atendimento presencial em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)Servidores do INSS entram em greve e paralisam atendimento presencial em Floriano.

Servidores do INSS entraram em greve e a paralisação suspendeu o atendimento presencial nesta sexta-feira (1º), no município de Floriano. O levantamento feito pelo Comando Nacional de Greve (CNG) da Fenasps apontou de greve no INSS nos Estados: AC – AP – AL – BA – CE – ES – GO/TO – MG – MT – MS – PA – PB – PE – PR – PI – RN – RS – RO – SC – SP – SE e no DF. A expectativa da Fenasps (Federação Nacional dos Servidores da Previdência Social) é que esse número aumente.

De acordo com Carlos Rodrigues, diretor do Sintsprevs - Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social, todos os serviços que são agendados através do aplicativo “Meu INSS” e que precisam de análise do servidor estão paralisados.

“A greve foi deflagrada no dia 23 de março, mas em Floriano estamos aderindo nesse momento. Nós estamos reivindicando uma reposição salário na ordem de 19%, a realização imediata de concurso público e a melhoria nas condições de trabalho. As agências do INSS em alguns lugares não têm nem cadeira descente pra o servidor sentar e trabalhar. Então nós estamos passando por todo esse desmonte, e ele não vem de agora, vem só aumentando ao longo do tempo. Estamos com aproximadamente dois milhões de processos paralisados para serem analisados e não temos mão de obra para analisar, tem cidadão que solicitou um benefício e tá com meses e até hoje não teve sequer uma definição", disse o sindicalista.
Imagem: FlorianoNewsCarlos Rodrigues, diretor do Sintsprevs em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)Carlos Rodrigues, diretor do Sintsprevs em Floriano.

Carlos Rodrigues informou ainda que as perícias médicas que estão agendadas para a agência de Floriano estão sendo atendidas, mesmo os peritos médicos tendo aderido a paralisação nacional o médico perito de Floriano continua atendendo.

Imagem: Aparecida Santana/TV Clube  Agência do INSS em Floriano.(Imagem:Aparecida Santana/TV Clube ) Agência do INSS em Floriano.

Principais reivindicações

Recomposição salarial de 19,99%, índice aprovado por várias categorias de SPFs, referente a perdas inflacionários dos últimos três anos (2019, 2020 e 2021); abertura imediata de negociação e questões específicas da categoria, como melhores condições de trabalho, realização de concurso público para recomposição da força de trabalho (tanto no INSS quanto na Saúde Federal há grande déficit de servidores concursados) para melhor atendimento à população.

As entidades sindicais também aguardam resolução para pendências da Greve anterior no INSS (realizada em 2015): a instalação do Comitê Gestor de Carreira, por exemplo, está prevista no acordo de greve daquele ano, convertido na Lei nº 13.324/2016, que não está sendo cumprida.

No estado do Piauí, a adesão já alcança 70% das agências.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano

Tópicos: inss, greve, servidores