Semana do Meio Ambiente é lançada com Projeto Ambiental e ação de coleta de materiais recicláveis

07/06/2023 08h37

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: Reprodução/Instagram Semana do Meio Ambiente é lançada com Projeto Ambiental e ação de coleta de materiais recicláveis(Imagem:Reprodução/Instagram )Semana do Meio Ambiente é lançada com Projeto Ambiental e ação de coleta de materiais recicláveis.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMAN) deu início à Semana do Meio Ambiente 2023 com a abertura oficial e o lançamento do Projeto Ambiental ECO CONSCIENTE. A cerimônia aconteceu nessa segunda-feira (05), com o objetivo de conscientizar e envolver os alunos na promoção de ações sustentáveis relacionadas à economia de energia elétrica.

Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação, o Projeto ECO CONSCIENTE tem como propósito incentivar os estudantes a criar propostas e realizar ações coletivas para reduzir o consumo de energia elétrica tanto na escola como em suas residências. Além disso, busca conscientizá-los sobre os hábitos que geram desperdícios e promover uma gestão eficiente do consumo energético.
Imagem: Instagram Semana do Meio Ambiente é lançada com Projeto Ambiental e ação de coleta de materiais recicláveis(Imagem:Instagram )

Durante a Semana do Meio Ambiente, que ocorrerá de 5 a 8 de junho, uma programação diversificada de atividades será realizada, abordando temas relacionados à preservação ambiental, sustentabilidade e educação ambiental. Essa iniciativa busca despertar nos alunos uma consciência ambiental desde cedo, incentivando ações práticas e reflexões sobre a importância da conservação dos recursos naturais.

Na manhã desta terça-feira, 6 de junho, mais uma ação importante foi realizada como parte das atividades da Semana do Meio Ambiente. Foi feita a primeira coleta de materiais recicláveis do projeto Escola Seletiva 2023, com a participação especial dos alunos das escolas municipais Getúlio Vargas, Padre Pedro da Silva Oliveira, Antônio Nivaldo e Dorinha Carvalho.
Imagem: Reprodução/Instagram Semana do Meio Ambiente é lançada com Projeto Ambiental e ação de coleta de materiais recicláveis(Imagem:Reprodução/Instagram )

A coleta resultou em uma grande quantidade de materiais recicláveis, os quais foram destinados à Cooperativa de Reciclagem local. Essa ação não apenas contribui para a preservação do meio ambiente, evitando o descarte inadequado de resíduos, mas também promove a conscientização dos alunos sobre a importância da reciclagem na redução da poluição e na conservação dos recursos naturais.

A participação ativa dos alunos nesse projeto evidencia a importância da educação ambiental nas escolas e o engajamento da comunidade escolar em práticas sustentáveis. Ao envolver os estudantes, cria-se um senso de responsabilidade coletiva em relação ao meio ambiente e se promove a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação ambiental.
Imagem: Reprodução/InstagramSemana do Meio Ambiente é lançada com Projeto Ambiental e ação de coleta de materiais recicláveis(Imagem:Reprodução/Instagram)

A Semana do Meio Ambiente continua, com diversas atividades planejadas para conscientizar e engajar a comunidade. Essas iniciativas refletem o compromisso da SEMAN, em parceria com a Secretaria de Educação, em promover ações efetivas para a preservação do meio ambiente e a construção de um futuro sustentável.

É fundamental que todos se envolvam nessa causa, adotando práticas e hábitos mais sustentáveis no dia a dia, desde o consumo consciente de energia até a separação correta dos resíduos recicláveis. A conscientização e a participação de cada indivíduo são essenciais para a construção de um mundo melhor e mais equilibrado ecologicamente.

 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: projeto, semana, atividades