Câmara de Floriano conclui quadro especial de entrevistas com personalidades

30/07/2025 15h44


Fonte Câmara Municipal de Floriano

Imagem: CMFEntrevistas da série ficarão disponíveis no YouTube da Câmara de Floriano.(Imagem:CMF)Entrevistas da série ficarão disponíveis no YouTube da Câmara de Floriano.

A Câmara Municipal de Floriano publicou na última quinta-feira, 24 de julho, o último vídeo da série de entrevistas comemorativas para homenagear Floriano pelo seu aniversário de 128 anos. A série criada sob a temática “o futuro da cidade passa por aqui” teve como objetivo valorizar personalidades que fizeram história na vida pública de Floriano.

A edição 2025 do quadro especial entrevistou cinco personalidades, iniciando pela ex-vereadora Cândida Góes, que destacou a importância da participação feminina no Poder Legislativo. “A mulher tem outra dimensão na sociedade. Lamentamos que esta legislatura da Câmara não tenha nenhuma vereadora mulher”, enfatizou.

O segundo entrevistado da série, José Leão, revelou um dado histórico: foi o primeiro vereador a presidir a Câmara Municipal, em 1976, cargo até então ocupado pelo vice-prefeito do município. Contou que entrou para a política por influência do sogro. Foi vereador por 4 mandatos, trampolim para 3 mandatos como prefeito e deputado estadual em um mandato. “Como vereador, um de meus maiores feitos foi conseguir a independência financeira do Poder Legislativo e iniciar a construção da sede da Câmara”, disse.

A terceira entrevistada, Silvia da Silva Neres, presidente municipal do ‘PC do B’ local, falou sobre sua vida política iniciada no movimento estudantil. “Foi alí que eu vi a necessidade de representar a juventude na política”, disse, lamentando a falta de representatividade feminina na Câmara. “Floriano tem 52% de sua população de mulheres. A Câmara, hoje não representa claramente sua população, se representasse, teria sua maioria de mulheres”, afirmou.

Manoel Simplício, o quinto entrevistado, foi vereador, prefeito de Floriano e deputado estadual. Ele destacou a importância do Poder Legislativo: “é o poder que decide as coisas, que fiscaliza e decide as obras importantes para o município. Sem o Legislativo, não poderia existir o Poder Executivo”.

A série 2025 encerrou com um retrospecto feito pelo professor doutor Djalma Nunes, em um resgate da história política de Floriano, sobre os prédios históricos do período da intendência, dos prédios-sede dos poderes e do aspecto fundamental do Poder Legislativo. “A câmara de vereadores representa a democracia do povo da cidade. E temos um fato histórico atualmente que é a presença de dois vereadores representando a colônia Síria, que deu enorme contribuição para o desenvolvimento de Floriano”, afirmou.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook