Sedec participa, em Floriano, de palestra sobre monitoramento sísmico na prevenção de desastres

04/09/2025 10h41


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoSedec participa, em Floriano, de palestra sobre monitoramento sísmico na prevenção de desastres.(Imagem:Divulgação)Sedec participa, em Floriano, de palestra sobre monitoramento sísmico na prevenção de desastres.

A Defesa Civil Municipal de Floriano, em parceria com o laboratório sismológico vinculado à Universidade Federal do Rio Grande Norte (LabSis) e a Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), promoveu um momento de compartilhamento de conhecimentos acerca da análise sismológica e sua contribuição para política pública e defesa civil.

O evento foi realizado no auditório da Câmara Municipal de Floriano, com palestras sobre monitoramento sísmico contínuo no Nordeste do Brasil, com o geofísico Eduardo Alexandre Santos de Menezes (LabSis/UFRN) e participação do diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil estadual, Werton Costa.

O encontro reuniu especialistas, gestores e a comunidade para discutir a importância do monitoramento sísmico na prevenção de desastres, segurança da população e fortalecimento das ações da Defesa Civil.
Imagem: DivulgaçãoO geofísico Eduardo Alexandre Santos de Menezes (LabSis/UFRN)(Imagem:Divulgação)O geofísico Eduardo Alexandre Santos de Menezes (LabSis/UFRN)

Para o do diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, o evento um evento grandioso e teve como objetivo apresentar a importância do dado sísmico, principalmente para os investimentos nas grandes obras infraestruturais, tão comuns ao Nordeste, como as obras de açudagem de grandes reservatórios, adutoras, pontes.

“A análise do dado sismológico é essencial porque ela permite estimar a vida útil dos grandes equipamentos de engenharia pesada e naturalmente definir quais os locais mais apropriados para a sua construção segura. Também o dado orienta as defesas civis em casos extremos, de grandes tremores, de tsunamis para emissão de alertas. Claro, que o estado do Piauí possui uma relativa estabilidade em função de sua condição geológica de ser um estado encravado em uma bacia sedimentar e está dentro de um país no centro da placa tectônica sul-americana”, explica o gestor.
Imagem: DivulgaçãoDiretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa.(Imagem:Divulgação)Diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa.

“Um momento de muito conhecimento, que nos trouxe informações fundamentais a respeito do monitoramento contínuo realizado pelo laboratório de sismologia do Rio Grande do Norte e que tem sido essencial para compreender os fenômenos naturais, orientações preventivas e fortalecer a atuação da defesa civil do município”, ressalta o coordenador de Defesa Civil de Floriano, Chico Alves.
Imagem: DivulgaçãoCoordenador de Defesa Civil de Floriano, Chico Alves.(Imagem:Divulgação)Coordenador de Defesa Civil de Floriano, Chico Alves.

Imagem: DivulgaçãoSedec participa, em Floriano, de palestra sobre monitoramento sísmico na prevenção de desastres.(Imagem:Divulgação)

Imagem: DivulgaçãoSedec participa, em Floriano, de palestra sobre monitoramento sísmico na prevenção de desastres.(Imagem:Divulgação)


Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews