Secretaria de Educação lança edital para compra de produtos da Agricultura Familiar

26/04/2014 11h49

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


A Secretaria Municipal de Educação de Floriano lançou o edital da Chamada Pública 02/2014 objetivando a aquisição de gêneros alimentícios oriundos da Agricultura Familiar, conforme a lei 11.947 de 2009, determinando que 30% dos recursos destinados à alimentação escolar seja de cooperativas e associações fornecedoras de gêneros alimentícios provenientes da Agricultura Familiar e/ou empreendedores familiares rurais.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, Edvaldo Araújo, a Chamada Pública é uma forma dos agricultores apresentarem suas propostas no dia 09 de no Centro Administrativo, no setor de licitação, a partir das 08h00, mas antes, os agricultores terão que exibir uma amostra dos produtos que serão disponibilizados para fornecer a alimentação escolar.

“Essa amostra é para ser apresentada na próxima segunda-feira, dia 28 de abril, na Secretaria de Educação, a partir das 08h00. Podem participar agricultores familiares que tenham os produtos constantes da Chamada Pública que estão sendo solicitados, como: abóbora, acelga, banana, batata, cenoura, cheiro verde, feijão verde, mamão, maracujá, melancia, pepino, pimentão, tomate, milho e macaxeira, disse o Secretário.

Imagem: FlorianoNews Edvaldo Araújo(Imagem:FlorianoNews) Edvaldo Araújo

Ainda segundo Edvaldo Araújo, o agricultor familiar pode apresentar a amostra dos produtos e a proposta de fornecimento com a regularidade exigida pela Secretaria de Educação, já que cada agricultor tem a possibilidade de contratar produtos no valor de até R$ 20.000,00 por ano.

“É uma venda programada e que ele pode ampliar a sua área de produção, planejando aa entrega também para a alimentação escolar. Se passado a comercialização era problema entre os agricultores familiares, hoje nós temos várias ferramentas e essa dos produtos para a alimentação escolar é uma das alternativas importantes que se soma ao PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) que tanto é operacionalizado via SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural), quanto ao CONAB e tem toda uma rede de venda institucional hoje que facilita a vida do agricultor familiar", explicou.

O Secretário ainda ressaltou que esse é um importante instrumento e com dois benefícios, pois os alunos vão consumir produtos de qualidade, sem agrotóxico e de grande qualidade nutricional, e por outro lado os agricultores vão poder comercializar de forma justa seus produtos e com o mercado garantido.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook