Saúde e Educação de Floriano participam de pesquisa sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis

13/10/2021 14h45


Fonte SECOM

Imagem: SECOMSaúde e Educação de Floriano participam de pesquisa sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis(Imagem:SECOM)Saúde e Educação de Floriano participam de pesquisa sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis

A Prefeitura de Floriano através das Secretarias de Educação e Saúde em parceria com a professora Luzinete Rodrigues dará início a uma pesquisa sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis em cinco localidades da zona rural com alunos do ensino fundamental do 8º e 9º ano e EJA (Educação de Jovens e Adultos), ou seja, moradores do campo e envolvendo todo o ambiente e corpo escolar. O Centro de Testagem e Aconselhamento dará suporte com a realização de testes.

A pesquisa será utilizada para a pesquisa de mestrado da docente. Segundo Luzinete Rodrigues, através desse levantamento o município poderá se basear na elaboração de política públicas para esse público. “As pessoas focam muito no HIV, mas existem outras infecções sexualmente transmissíveis e neste mês vamos dar enfoque à sífilis”, explica.

O projeto irá disponibilizar uma cartilha digital para que o aluno possa baixar no seu aparelho celular e ter acesso a informação. Aqueles alunos que não tiverem acesso à internet, irão receber a cartilha impressa. As localidades comtempladas são: Vereda Grande, Tabuleiro do Mato, L3, Amolar e Papa Pombo.

Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita

O terceiro sábado do mês de outubro é marcada pelo Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que pode ser prevenida com o uso da camisinha em todas as relações sexuais. A sífilis ainda é um grande problema de saúde pública e quando a infecção é adquirida antes ou durante a gravidez é ainda mais preocupante.

“Minha expectativa é muito grande. Vamos impactar algo em torno de 500 pessoas entre alunos, corpo escolar e pais de alunos.

A sífilis é uma infecção que, na grande maioria das vezes, é assintomática, ou seja, a pessoa não sabe que tem e continua transmitindo. A infecção pode se manifestar como uma ferida nos órgãos genitais e ínguas (gânglios) nas virilhas, que desaparecem espontaneamente e podem passar despercebidas. A melhor maneira de fazer o diagnóstico é através do teste rápido disponíveis nas unidades de saúde do município de Centro de Testagem e Aconselhamento, CTA.

A sífilis tem cura e o tratamento também é realizado gratuitamente. Na gravidez, é essencial que o tratamento seja feito o mais precocemente possível para prevenir a doença no bebê, por isso a importância do diagnóstico.

Infecções Sexualmente Transmissíveis

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST também pode ocorrer por meio da transmissão vertical para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação, quando medidas de prevenção não são realizadas. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.

O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento, o diagnóstico e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passou a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo não apresentando sinais e sintomas.

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews