Saúde de Floriano inicia capacitação sobre "Luta Antimanicomial" com foco na atenção primária
15/05/2025 10h31Fonte Secom
Imagem: Secom
Saúde de Floriano inicia capacitação sobre "Luta Antimanicomial" com foco na atenção primária.

A Secretaria de Saúde de Floriano deu início, nessa quarta-feira (14), a uma capacitação voltada à Conscientização da Luta Antimanicomial, promovida pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps II). O treinamento, que acontece durante o mês de maio e que é marcado pela luta antimanicomial, tem como público-alvo, neste primeiro dia, os médicos da Estratégia Saúde da Família (ESF). O tema abordado foi "Manejo das Crises", com condução do médico psiquiatra Dr. Onias Filho.
O movimento da luta antimanicomial, iniciado na década de 1970, defende o cuidado em liberdade das pessoas em sofrimento psíquico, por meio de uma rede de assistência psicossocial. Amanhã (15), a capacitação será direcionada aos agentes comunitários de saúde, e no dia 27, aos enfermeiros.
Imagem: Secom

Segundo a coordenadora do Caps II, Adriana Bezerra, o fortalecimento dessa rede começa com a formação dos profissionais da atenção primária.
"Pra que essa rede funcione a contento, é necessário que todos os integrantes dessa rede estejam capacitados e saibam manejar todas as pessoas em sofrimento psíquico", afirmou. Ela reforça que o acolhimento e o correto direcionamento dos usuários dependem da preparação de toda a equipe envolvida no cuidado em saúde mental.
Imagem: Secom

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano