Saúde Bucal e Atenção Básica promovem ação na localidade Jacaré Novo

11/08/2023 10h00


Fonte Secom

Imagem: SecomSaúde Bucal e Atenção Básica promovem ação na localidade Jacaré Novo.(Imagem:Secom)Saúde Bucal e Atenção Básica promovem ação na localidade Jacaré Novo.

A Secretaria de Saúde através da Coordenação de Saúde Bucal, promoveu na localidade Jacaré Novo, mais uma ação alusiva ao “Agosto Dourado”. Segundo Deylany Torres, odontóloga e Coordenadora de Saúde Bucal, o objetivo é promover ações, proteger e apoiar as mulheres a amamentarem seus filhos pelo maior período possível e diferente do que muitos podem pensar, esse processo (da amamentação) tem ligação direta com a saúde bucal.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Ministério da Saúde recomendam a amamentação até os 2 anos de idade ou mais e, de forma exclusiva, nos seis primeiros meses de vida, mesmo para as mães que tiveram casos confirmados de covid-19.

“O aleitamento materno proporciona inúmeros benefícios diretamente ligados à saúde bucal. A amamentação contribui para o crescimento dos ossos e dos músculos levando à harmonia da face, correto posicionamento de dentes e língua, além de auxiliar a respiração e a fala dos pequenos”,
explica.

O leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos. O leite materno possui anticorpos que dão imunidade para a criança contra doenças, protegendo-as até que seu sistema imunológico esteja desenvolvido. 


Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: materno, sa?de, bucal