Reveja na Retrospectiva 2013 os fatos que marcaram os municípios de Floriano e Barão de Grajaú

01/01/2014 15h00

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Reveja na Retrospectiva 2013 os fatos que marcaram os municípios de Floriano e Barão de Grajaú.(Imagem:Divulgação)


JANEIRO


Gilberto Júnior tomou posse do cargo de prefeito em Floriano


O prefeito eleito de Floriano, Gilberto Júnior (PSB), tomou posse da prefeitura no dia 1º de janeiro de 2013. No início da manhã, foi realizada uma celebração eucarística na Catedral de São Pedro de Alcântara, e logo após um culto evangélico na Igreja Quadrangular, no bairro Sambaíba.

A cerimônia de posse aconteceu na Câmara Municipal, presidida pelo vereador Antônio Reis, onde também foram empossados os 14 vereadores do município. A solenidade de transmissão de cargos aconteceu na sede da Prefeitura, onde a faixa e a chave da cidade foram transferidas pelo ex-prefeito Joel Rodrigues (PTB).

Gleydson Resende tomou posse como prefeito de Barão de Grajaú e empossou secretariado

Na manhã de terça-feira, 1º de janeiro, Gleydson Resende tomou posse do cargo de prefeito do município de Barão de Grajaú. Antes da solenidade houve uma missa em ação de graças na Igreja Matriz de Santo Antônio e um culto evangélico no Ginásio Coberto Nice Lobão.

A cerimônia de posse aconteceu na Câmara Municipal, e a transmissão de cargo na Prefeitura Municipal com hasteamento das bandeiras. Na ocasião, Gleydson Resende empossou seus secretários, e recebeu de sua irmã e de sua mãe a faixa de prefeito. A chave da cidade foi entregue pelo vereador João Barros, representante do ex-prefeito Raimundo Silva.


Tragédia: Criança morre vítima de choque elétrico em Floriano

Uma criança de apenas onze meses morreu em decorrência de uma descarga elétrica na manhã de segunda-feira (21), em Floriano. O pequeno Otávio recebeu o choque ao tentar pegar uma bola atrás da geladeira. Possivelmente havia algum fio solto que a criança pode ter tocado. No toque a criança teve a mão queimada. O SAMU foi acionado e encaminhou a criança ao Hospital Regional Tibério Nunes, mas o bebê já chegou ao hospital sem vida.

FEVEREIRO

Criança de dois anos se afoga em riacho em Floriano

Um menino de 2 anos, se afogou e foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros após cair no riacho Irapuá, em Floriano, na tarde de sexta-feira (01). Ele foi avistado a cerca de 50 metros de distância. O garoto David teve parada respiratória e imediatamente foi levado para o Hospital Tibério Nunes.

O menino foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, onde foram feitos os procedimentos de reanimação e intubação, retornando os batimentos cardíacos, porém apresentava as pupilas delatadas, sinal direto de morte encefálica. Logo em seguida, o garoto foi transferido para o HUT em Teresina para ser avaliado com mais precisão por um neurologista.

Tia mata sobrinho em Barão de Grajaú-Ma

As 09h40 da manhã de segunda-feira (04), a Polícia registrou a ocorrência de um assassinato em Barão de Grajaú-Ma. O fato aconteceu no bairro Vereda Grande. Segundo informações da Polícia, a senhora Maria da Guia, que é tia da vítima, Diego Chagas, de 19 anos, o matou após uma luta corporal.

Os dois moravam na mesma residência e o rapaz, que era usuário de drogas e que tinha várias passagens pela polícia por furtos, queria roubar o botijão da casa para trocar por drogas. A tia, uma surda-muda, tentou evitar o furto. Segundo ela, a mesma foi agredida pelo sobrinho, que tentou estrangulá-la.

A senhora desferiu três golpes de facão em seu sobrinho, que veio a óbito na mesma hora; A Polícia constatou sinais de luta corporal no local, o que enfatiza a afirmação de que o crime aconteceu em legítima defesa.

Acidente deixa quatro vítimas fatais entre Barão de Grajaú e São João dos Patos

Aconteceu na manhã de terça-feira (26), um grave acidente de trânsito com quatro vítimas fatais na BR-230, Km 25, entre os municípios de Barão de Grajaú e São João dos Patos, envolvendo um caminhão e um carro de passeio com cinco pessoas, que seguia para a cidade de Campina Grande-PB.

Segundo informações obtidas pela reportagem do Portal FlorianoNews, o caminhão estava sentido Barão de Grajaú à São João dos Patos, e o carro com sentido São João dos Patos à Floriano. O condutor do carro teria perdido o controle da rota e veio a colidir com o caminhão que estava carregado de porcos.

MARÇO

Jovem morre em acidente de moto na ponte que liga Floriano à Barão

A madrugada de segunda-feira (11), foi trágica num trecho da rodovia BR 230, na ponte sobre o Rio Parnaíba, que liga os municípios de Floriano e Barão de Grajaú. O jovem Thalis Jordão Alves da Silva, 26 anos, que conduzia uma motocicleta, teria perdido o controle do veículo e sofrido uma violenta queda que provocou sua morte.

O jovem foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) em estado gravíssimo, e em seguida encaminhado para o Hospital Regional Tibério Nunes, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Operação policial envolveu 30 policiais, 4 viaturas e 1 helicóptero

Cerca de 30 homens participaram na quinta-feira (21) de uma operação policial deflagrada em Floriano com o objetivo de combater o tráfico de drogas, furto, roubos e demais crimes, envolvendo policiais militares da Força Tática de Floriano e do município de Uruçui-PI, por determinação do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí. Viaturas, motos e um helicóptero foram usados na ação que passou por vários bairros da cidade.

De acordo com o Ten. Fabriciano Paes Landim, a operação teve como principal objetivo identificar pontos onde há uma grande influência do tráfico de drogas, e que também servem de local para guardar motos que são furtadas.

Acidente envolve três veículos na Av. Santos Dumont em Floriano


Por volta das 20h00 de domingo (24), aconteceu um acidente envolvendo um Fiat Uno, de placa NIU-4050 (Teresina-PI), um veículo F1000, de placa LWQ-2971 e uma S10, de placa KJK-1799 na Avenida Santos Dumont, em Floriano.

O acidente ocorreu quando o Fiat Uno que vinha sentido Av. Dirceu Arcoverde à Av. Santos Dumont colidiu na lateral da F1000 que vinha sentido contrário, e em seguida colidindo na traseira da S10 que estava estacionada. Com o impacto, o Fiat foi para cima da calçada, ficando entre a S10 e o muro de uma residência, que também foi atingido.

Apesar do susto e da violência no acidente, não houve feridos, foram constatados apenas danos materiais.

ABRIL

Jovem é morto com facada enquanto dormia em calçada em Barão de Grajaú

Na noite de domingo (07), um crime de homicídio foi registrado na cidade de Barão de Grajaú. O jovem Leandro Pereira Brito, de 18 anos, natural de Paraibano-MA, foi morto com uma facada enquanto dormia numa calçada. Segundo informações de populares, o jovem foi morto por um desconhecido, que fugiu após deferir o golpe.

A vítima não resistiu o ferimento e acabou vindo a óbito. O corpo foi encaminhado para o Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, para a realização dos exames cadavéricos.

Cidade de Floriano ganhará Shopping Center


A cidade de Floriano, também conhecida como Princesa do Sul, deve ganhar em breve o primeiro Shopping Center. A discussão da construção de um Shopping Center na cidade de Floriano não é novidade, há alguns anos o assunto é tema de diálogos isolados.

Segundo o Prefeito da cidade, Gilberto Júnior (PSB), já está avançada a fase de finalização de contatos e articulações acerca da implantação do empreendimento no município, que possui cerca de 57 mil habitantes.

Mulher é assassinada com tiro na cabeça, no bairro Nossa Senhora da Guia

uma jovem de 23 anos foi assassinada pelo companheiro com um tiro na cabeça por volta da 06h30 de sábado (27), na Rua São Sebastião, no bairro Nossa Senhora da Guia, em Floriano.

Segundo o delegado Francisco de Assis, foi constatado que o acusado tinha muito ciúme da companheira, e pelas informações preliminares de vizinhos e parentes da vítima o crime teria sido motivado por ciúmes.

Maíra Tahyse Gonçalves foi encontrada sem vida no quarto onde dormia com um filho do casal.

MAIO

Operação policial cumpre mandado de busca e apreensão em Floriano

Policiais militares, civis e rodoviários deflagraram na manhã de sexta-feira (03), uma operação em diversos pontos do município de Floriano. Foram apreendidos na ação armas, objetos eletrônicos, equipamentos de segurança, munições, dinheiro, drogas, 3 motocicletas e 2 carros.

A operação teve a participação de 60 policiais e 12 viaturas, com apoio do Bope e BPRE (Teresina), Batalhão de Trânsito, Ronda Cidadão e Força Tática do 3º BPM de Floriano.

Homem é morto a pauladas após briga em Floriano

Um homem foi espancado e veio a óbito depois de uma briga, nas primeiras horas de domingo (05). O crime aconteceu no Conjunto Gabriel Kalume, na Quadra 2, no bairro Taboca, em Floriano.

Segundo informações da Polícia Militar, Francisco Rogério do Espírito Santo, de 28 anos, foi agredido por dois homens. Os envolvidos tinham uma rixa por tráfico e uso de drogas e teriam se desentendido na casa de um dos acusados.

De acordo com o Tenente R. Nonato, no início da madrugada Francisco Rogério, após uma luta corporal com Totó e Jorge, foi até a sua residência, voltando em seguida para novo embate com os outro dois homens.

A briga começou dentro da casa, mas a vítima foi encontrada nos fundos da residência; foram encontrados também no local pedaços de madeira, objetos do espancamento.

Trabalhador cai de caminhão de lixo e morre atropelado em Floriano

Na tarde de sexta-feira (24), por volta das 16h00, um acidente de trabalho vitimou um homem de 28 anos, na Rua São João, no centro de Floriano. Carlos Alberto da Silva Júnior, que trabalhava no recolhimento de lixo orgânico foi atropelado pelo próprio caminhão da coleta, sendo que não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

O corpo da vítima foi levado para o necrotério do Hospital Tibério Nunes, e o motorista do caminhão foi conduzido para a delegacia para prestar depoimento.

Carlos Alberto da Silva Júnior era casado, residia no bairro Viazul, e era filho do policial militar Carlos Alberto.

JUNHO

Mulher tem cabeça esmagada ao ser atropelada em Floriano

Uma mulher identificada como Eliete, faleceu após ter sido atropelada na manhã de quinta-feira (06), na Rua São João, no Centro de Floriano. A vítima estava numa bicicleta e foi colhida por um caminhão, de placa LWN 5537/Teresina-PI de uma revenda de bebidas.

De acordo com informações, o condutor teria parado o veículo, e evadiu-se do local.

A mulher teve a cabeça esmagada e a massa encefálica ficou exposta na pista, que ficou banhada pelo sangue da vítima. O corpo da mesma foi encaminhado para o necrotério do Hospital Regional Tibério Nunes para a realização de exames cadavéricos.

Colisão frontal entre carro e carreta resulta na morte de duas pessoas

Um grave acidente envolvendo um carro de passeio e uma carreta resultou na morte de duas pessoas na noite de domingo (09), no km 27 da BR-230, em Barão de Grajaú.

Genivaldo Sousa e Silva, 43 anos, conduzia um veículo Fiat Uno, de cor azul, placa GVX-3608 (Floriano-PI), no sentido Barão de Grajaú a São João dos patos, quando perdeu o controle da direção, invadiu a pista contrária e bateu de frente com um caminhão, de cor branca, placa NLO-9873 (Aparecida de Goiânia-GO) que veio a tombar após a colisão.

O condutor do Fiat, não resistiu aos ferimentos e morreu na hora. Um amigo que o mesmo estava acompanhado ficou apenas lesionado. O motorista da carreta sofreu lesões, e seu acompanhante Francisco de Abreu Melo, 58 anos, natural de Itaguatins-GO, também não resistiu e veio a óbito.

JULHO

Show com Margareth Menezes levou o público ao delírio em Floriano

Num agito para deixar o município de Floriano com saudade, a cantora baiana Margareth Menezes fez a festa em um grande show aberto ao público na noite de sexta-feira (05), no pátio do Terminal Rodoviário Dr. Filadelfo Freire de Castro.

A rainha do samba-reggae conhecida pelo timbre vocal agitou os florianenses com um arrastão entre as avenidas Bucar Neto e Getúlio Vargas, integrando a programação de aniversário dos 116 anos da cidade.

Inaugurado o novo Terminal Rodoviário de Floriano

Foi inaugurado no final da tarde de sexta-feira (05), o prédio da nova Rodoviária de Floriano, localizado às margens da BR-230.

A solenidade contou com a presença do Governador do Estado, Wilson Martins, acompanhado do vice José Moraes Filho, o Prefeito Municipal Gilberto Júnior, Deputado estadual Gustavo Neiva, Secretários Avelino Neiva (Transportes), Wilson Brandão (Governo), Átila Lira (Educação), além de autoridades civis e militares da região.

Miss Floriano, Grazielle Moura fica em 3º lugar no Miss Piauí 2013

A florianense Grazielle Moura ficou em terceiro lugar no concurso Miss Piauí 2013, realizado na noite de quinta-feira (04), em Teresina. A eleita mais bela do Estado foi a modelo Nathalya Araújo, de 23 anos, representante do município de Castelo do Piauí, que votado pelas concorrentes ao título de Miss também levou o título de Miss Simpatia. Em segundo lugar foi escolhida a miss Parnaíba, Natasha Rodrigues.

AGOSTO

Florianense é encontrado morto com perfuração à bala em Barão de Grajaú

Na madrugada de domingo (18), a Polícia de Barão de Grajaú-MA foi acionada para atender a uma ocorrência na BR-230 a altura do km 9, onde estava sendo realizada uma festa de automotivos.

No chamado a PM foi informada de que no local havia um rapaz desmaiado. Somente com a chegada do rapaz, já sem vida no Hospital Barjonas Lobão, por volta das 03h30, foi constatada uma perfuração por bala em seu corpo.

Mais um acidente é registrado na Avenida Getúlio Vargas, em Floriano

Por volta das 00h40 de domingo um veículo Peugeot, cor prata, de Placa NHU-2167, perdeu o controle na Avenida Getúlio Vargas, nas proximidades da agência dos Correios.

O automóvel colidiu contra a parede de uma loja de material esportivo causando danos materiais. Segundo o motorista do veículo, que não quis se identificar, ao fazer a curva o automóvel apresentou um problema mecânico na direção. O condutor tentou evitar a colisão frontal, mas apesar de não estar em alta velocidade não conseguiu evitar a batida contra o estabelecimento comercial.

Preso acusado de homicídio em Barão de Grajaú no final de semana


Na manhã de domingo (18), a Polícia de Floriano efetuou a prisão de um elemento nas proximidades do Posto 5, no bairro Manguinha, por porte ilegal de arma.

O indivíduo, identificado como Daniel Conceição de Sousa, portava um revólver calibre 38, com seis munições intactas e duas disparadas. O fato de o revólver apresentar duas balas deflagradas chamou a atenção da Polícia, que desconfiou do envolvimento do rapaz em um homicídio registrado no município maranhense de Barão de Grajaú.

SETEMBRO

Acusados de assaltar supermercado são presos pela Polícia Civil de Floriano

Na manhã de sexta-feira (13), Agentes da Polícia Civil de Floriano, em uma ação coordenada pelo delegado titular do 1ª Distrito Policial de Floriano, Matheus Zanatta, e em parceria com a equipe do 2º Distrito Policial, conseguiram depreender o caso do assalto a um supermercado de Floriano.

O crime contra o estabelecimento comercial aconteceu na tarde do dia 30 de agosto, de onde foram levados cerca de R$ 17.000,00. Desde então a Polícia Civil de Floriano realiza investigações a fim de chegar aos autores da prática criminosa.

Jovem de 22 anos tira a própria vida em Barão de Grajaú

Um suicídio chocou e entristeceu a população de Barão de Grajaú, na noite de terça-feira (10). A jovem Daiane Maria da Conceição, 22 anos, tirou sua própria vida por volta das 19h00, se enforcando dentro de sua casa, na Rua Jaconias Resende, bairro Vereda Grande.

A Perícia Técnica da Polícia Civil foi acionada a comparecer ao local do ocorrido, e chegando à residência os policiais encontraram a jovem pendurada em uma corda.

De acordo com o policial civil, Ferdinan, a jovem Daiane Maria deixou uma carta se despedindo da família e explicando a angústia que a levou a tirar a própria vida.

Telhado de loja desaba e funcionária grávida fica ferida em Floriano

Uma jovem ficou ferida no desabamento do telhado de uma loja de aviamentos, localizado na Rua José Guimarães, próximo ao Mercado Público Central, em Floriano, por volta das 15h40 de segunda-feira (02).

De acordo com a Polícia Militar, apenas uma pessoa trabalhava no armarinho que fica ao lado de outro prédio que estava em construção, já os operários da obra conseguiram sair do local antes do desabamento.

A estrutura do telhado caiu sobre mercadorias, e a funcionária Vanessa de Sousa Rodrigues, de 20 anos, que está grávida, estava no interior do estabelecimento quando ocorreu o incidente.

A vítima teve um ferimento leve na cabeça, e foi encaminhada para o Hospital Regional Tibério Nunes, onde passou por uma avaliação médica, e liberada em seguida.

OUTUBRO

Mulher é morta a tiros pelo ex-namorado ao sair do trabalho em Floriano

Uma mulher de 32 anos foi morta no início da tarde de quinta-feira (24), em Floriano. O crime aconteceu por volta do meio dia, no cruzamento da Rua São João com a Rua Anfilófio Melo.

A vítima, identificada como Maria da Guia Matias Viana, voltava da Escola Municipal Eleutério Rezende, onde trabalhava como zeladora, quando foi surpreendida pelo ex-namorado, o vigia identificado como Anfrísio da Costa Veloso, suspeito do crime passional.

Mulher se joga da ponte sobre o rio Parnaíba em Floriano

Uma mulher identificada como Maria Alcione, se atirou da ponte sobre o rio Parnaíba que liga os municípioS de Floriano e Barão de Grajaú na manhã de segunda-feira (28). O acometimento de suicídio ocorreu por volta das 07h15, uma vez que viaturas dos Bombeiros e Polícia Militar foram deslocadas para o local na intenção de evitar a desgraça.

Equipes do Corpo de Bombeiros realizaram buscas pela vítima no Rio Parnaíba e obtiveram êxito na localização do corpo, que em seguida foi encaminhado para o necrotério do Hospital Regional Tibério Nunes, onde passa por exames cadavéricos.

Maria Alcione era casada, tinha duas filhas e residia na Rua João Viana de Carvalho, bairro Sambaíba Velha, e ainda não se sabe as causas que teria levado a mesma praticar o ato.

Acidente entre moto e carro deixa motociclista morta na BR-230 em Barão de Grajaú

Uma pessoa morreu após a colisão entre um carro e uma moto na BR-230, na noite de segunda-feira (28), no município de Barão de Grajaú.

De acordo com a Polícia Militar, o acidente envolveu um veículo Gol, de cor azul, placa MBX-7712 (Barão de Grajaú) e uma motocicleta Honda Biz, de cor vermelha, sem placa.
Os dois veículos seguiam no mesmo sentido, quando o Gol colidiu na traseira da motocicleta pilotada por Elisa Maria de Sousa Holanda, 45 anos.

NOVEMBRO

Colisão na madrugada deste domingo deixa uma vítima fatal em Floriano

Nas primeiras horas de domingo (03), mais um grave acidente foi registrado no município de Floriano. Segundo informações da Polícia Militar, por volta das 00h30 um veículo Prisma, cor preta, de placa NYQ- 6583, conduzido por Rodrigo Mendes Correia, trafegava na Rua Alfredo Estrela, quando chocou-se com uma moto XTZ de cor vermelha, placa LVR-9778, conduzida por Francisco José de Sousa Silva, que trafegava na Rua Bento Leão, à altura do cruzamento do Laboratório Sobral.

Após o acidente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a PM foram acionadas, mas devido ao forte impacto da colisão, Francisco José de Sousa Silva veio a óbito ainda no local.

Rapaz é morto a facadas e fica com vísceras expostas em Floriano

Por volta das 07h00 de sexta-feira (15), chegou ao conhecimento da Polícia Militar de Floriano, que um corpo havia sido encontrado no Conjunto Gabriel Kalume, bairro Taboca, em Floriano.

O corpo do rapaz, identificado como Regifran Sousa Silva, de 22 anos, foi encontrado por populares nas proximidades do Centro de Zoonoses com uma perfuração a faca na região umbilical, deixando as vísceras da vítima expostas.

Caminhão fica inclinado após desabamento de ponte na zona rural de Floriano

No início da tarde de quinta-feira (21), um acidente envolvendo um veículo da Prefeitura Municipal foi registrado na estrada que dá acesso a localidade Boca da entrada, a 22 km do município de Floriano.

O acidente aconteceu por volta das 14h00, quando o caminhão pipa transportava água para o serviço de recuperação da estrada vicinal, e ao cruzar a ponte, a estrutura não suportou o peso do veículo, vindo a ceder por completo. Com o desabamento o caminhão ficou verticalmente inclinado dentro do riacho.

DEZEMBRO

Mulher tenta suicídio atirando-se da ponte sobre o Rio Parnaíba

A cena dramática desenrolou-se por volta das 07h00 de segunda-feira (02), quando uma mulher, cuja identidade não foi divulgada, tentou se atirar do alto da ponte que liga a cidade de Floriano ao município Barão de Grajaú.

Segundo informações colhidas no local, a jovem foi resgatada no mesmo momento em que atingiu a água por um pescador residente nas imediações da ponte e viu quando a mesma tentou por fim a vida.

Tentativa de roubo termina com um suspeito morto e dois presos em Barão de Grajaú

Na madrugada de terça-feira (03), Policiais Militares lotados no município de Barão de Grajaú, foram informados da tentativa de arrombamento a um estabelecimento comercial localizado ao lado da Agência do Banco do Brasil. Imediatamente a guarnição se deslocou até o local, onde confirmou a veracidade da denúncia.

Com a chegada dos Militares, os quatro elementos empreenderam fuga, sendo perseguidos pelos policiais. Durante esta perseguição os elementos abandonaram dois veículos, um celta escuro, placa OIZ-9701, de Santa Inês-MA e um classic, placa NWY-2369, de Buriticupu-MA, e adentraram em um matagal, nas proximidades da beira rio.

Após uma troca de tiros três homens foram presos, um deles ainda tentou atingir um Militar com um facão, mas acabou dominado. Um quarto acusado, identificado como Raimundo Alves da Silva, de 47 anos, foi atingido no peito por duas balas e entrou em óbito.

Rompimento com o Vice-prefeito de Floriano marca fim da aliança PSB/ PRB

O município de Floriano acordou com a notícia do rompimento da legenda municipal do PSB, liderada pelo Prefeito Gilberto Júnior, com o grupo do PRB, sob a presidência do Vice-prefeito, Salomão Holanda. O rompimento com o presidente do PRB, que dividiu o palanque como aliado político Gilberto Júnior, foi anunciado na manhã de quinta-feira (26).

Segundo o Secretário Municipal de Governo, César Pedrosa, o Vice-prefeito era conhecedor de todas as dificuldades da atual gestão para colocar a cidade em ordem e sua única atuação foi a crítica direta, pessoal e destrutiva à forma de ser do Prefeito Gilberto Júnior.



Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: polícia, acidente, corpo