Reunião viabiliza levantamento de famílias enquadradas no Programa Água Para Todos

07/02/2014 16h17

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Na manhã desta sexta-feira (07), o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, Edvaldo Araújo, se reuniu com Agentes Comunitários de Saúde da zona rural de Floriano, que fazem parte do Comitê Gestor do Programa Água Para Todos.

No encontro o Secretário solicitou à classe apoio no levantamento das famílias da área rural que não possuem água canalizada em suas casas e que se enquadram na renda per capita exigida pelo Programa.

De acordo com Edvaldo Araújo, a implantação de cisternas é uma das linhas do Água Para Todos, um Programa criado para ampliar a oferta e o acesso à água nos meios urbano e rural, viabilizando condições de permanência do homem no campo.

“Paralelamente a isso nós estamos encaminhado projetos para perfuração de poços, ampliação de rede de abastecimento, mas enquanto estes projetos não chegam, é importantíssimo esse programa de cisternas para atender as famílias com mais carência de água”, disse Edvaldo Araújo.

Imagem: FlorianoNewsEdvaldo Araújo, Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento.(Imagem:FlorianoNews)
Edvaldo Araújo

Ainda segundo o Secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, todas as comunidades rurais de Floriano deverão ser beneficiadas com a instalação das cisternas, uma vez que a dificuldade no abastecimento envolve diversas áreas rurais do município.

O Programa Água para Todos (PAT), é uma ação do governo federal coordenada pelo Ministério da Integração Nacional e no Piauí é operacionalizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural.

As cisternas implantadas pela Codevasf são fabricadas a partir de polietileno e têm entre suas principais características a simplicidade do processo de instalação, a resistência e a vedação do armazenamento.

Com vida estimada em 30 anos, os reservatórios têm capacidade para 16 mil litros, permitindo que os beneficiados guardem com segurança a água provida pela chuva ou por carros-pipa.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano