Reunião discute início das ligações domiciliares da primeira fase do Esgotamento Sanitário

05/03/2021 07h00


Fonte SECOM

Imagem: SECOMReunião discute início das ligações domiciliares da primeira fase do Esgotamento Sanitário(Imagem:SECOM)Reunião discute início das ligações domiciliares da primeira fase do Esgotamento Sanitário

Nesta quinta-feira (4), o prefeito Joel Rodrigues, o vice-prefeito Antônio Reis e o secretário de Governo, Bento Viana, se reuniram com os representantes da Agespisa e da Construtora Jurema. O objetivo foi iniciar o procedimento de entrega da primeira fase do Sistema de Esgotamento Sanitário, que levará uma melhor condição de vida para uma média de 50 mil pessoas.

Com a entrega da obra, a Agespisa, que é a responsável pela administração e operacionalização do Sistema de Esgotamento Sanitário, realizará as ligações domiciliares dos florianenses que foram contemplados com a cobertura da primeira fase do sistema de esgoto.

Nesta manhã (4), o prefeito Joel também visitou a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), acompanhado da equipe técnica responsável pela execução das ligações. Todo processo de documentação vem sendo agilizado para formalização da entrega da obra que será colocada em funcionamento o mais breve possível.

O esgotamento sanitário vai contribuir evitando a contaminação do Rio Parnaíba, bem como na melhoria da saúde pública da população do município, colaborando para a redução de ocorrência de doenças de veiculação hídrica. De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Haila Oka, que também participou do momento, a obra "vai contribuir com a preservação ambiental do nosso Rio Parnaíba e o tratamento de efluentes despejados no rio, uma vez que ele abastece diversas cidades", completou.

A primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário foi concluída com a construção de 62 mil metros de redes coletoras de esgoto, 4,5 mil ramais prediais de esgotos, duas estações elevatórias de esgotos, 5,4 mil metros de emissários de recalques e uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do tipo lagoas de estabilização, composta de uma lagoa anaeróbia, uma lagoa facultativa e duas lagoas de maturação.

Tópicos: obra, esgotamento, sistema