Reunião articula compra de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

08/03/2013 10h28

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Aconteceu na manhã desta quinta-feira (07), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, uma reunião com os pequenos agricultores da região de Floriano.

O encontro contou com a presença do Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, Edvaldo Araújo, Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater, na pessoa do Moisés Miranda, o Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Floriano - SICOMÉRCIO, Assis Carvalho, Secretaria de Educação, nutricionistas e os agricultores, que foram o foco maior da reunião.

Imagem: FlorianoNewsReunião articula compra de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar.(Imagem:FlorianoNews)

A reunião, segundo o Secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, Edvaldo Araújo, foi uma fase importantíssima do pontapé de ações para o desenvolvimento rural no município de Floriano.

A lei do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, prevê que no mínimo 30% dos recursos destinados à compra de alimentação escolar devem ser aplicados em produtos da agricultura familiar.

Imagem: FlorianoNewsReunião articula compra de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar(Imagem:FlorianoNews)

O encontro com os agricultores teve como objetivo vincular o agricultor familiar nas atividades que possam beneficiá-lo. O município de Floriano, atendendo as regras do PNAE, deseja comprar alimentos orgânicos diretamente dos agricultores familiares, desde que que os estes garantam o fornecimento com quantidade, qualidade e regularidade adequada.

“Estamos nos desafiando a isso. A fomentar a produção agrícola no município de Floriano, com as hortas, mas também com o agricultor tradicionalmente produzindo a sua mandioca, macaxeira, abóbora, quiabo, milho verde, melancia para fornecer para esses programas”, disse Edvaldo Araújo.

A iniciativa da reunião promovida pela Secretaria de Educação, em parceria com SDR e Emater é vista como uma gama de oportunidades que os produtores terão para ampliar sua produção e consequentemente sua renda.

De acordo com Edvaldo Araújo, além de ajudar agricultor familiar, o foco é fornecer aos estudantes alimentação saudável e benéfica, de qualidade nutricional, com produtos orgânicos do próprio município.

Imagem: FlorianoNewsReunião articula compra de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar.(Imagem:FlorianoNews)

Imagem: FlorianoNewsReunião articula compra de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar.(Imagem:FlorianoNews)

Na região de Floriano existe em torno de sete grupos de agricultores que podem fornecer produtos a maior parte do ano. Como as hortas da Taboca, Morro do tiro, região dos Cágados, Bom sucesso, Saco, Barra do coqueiro e Barra da Vereda.

Os agricultores se mostraram muito animados com a reunião e se propuseram a fornecer ao município os alimentos produzidos em suas lavouras. A Secretaria de Educação, Emater e SDR também ficaram entusiasmadas com o desfecho da conversa.

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano