Realizada capacitação de manejo clínico da tuberculose em Floriano

12/09/2012 10h45

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


A 7ª Gerência de Saúde em parceria com a SESAPI e o Ministério da Saúde realizou nesta terça-feira (11), um curso de capacitação de manejo clínico sobre a tuberculose, em Floriano. A capacitação aconteceu no auditório da 10ª Regional de Saúde, envolvendo profissionais da saúde, sendo médicos e enfermeiros que atuam na atenção básica de municípios e regionais de saúde.

Imagem: FlorianoNewsRealizada capacitação de manejo clínico sobre a tuberculose em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)
 
A capacitação teve como objetivo discutir as principais diretrizes de atendimento aos doentes ou pessoas com suspeita de tuberculose, abordar os aspectos clínicos, diagnóstico, tratamento, procedimentos e medidas que devem ser tomadas antes, durante e depois do atendimento ao paciente com tuberculose nos serviços de saúde, além de conscientizar os profissionais sobre o risco de contaminação nos serviços de saúde.

Imagem: FlorianoNewsRealizada capacitação de manejo clínico sobre a tuberculose em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

Doença

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um microorganismo chamado Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch. Pode afetar diferentes órgãos, mas o comprometimento pulmonar é o mais frequente. A tuberculose tem cura, ma para que haja um controle efetivo da doença, é indispensável que se detecte a tuberculose ativa e se institua o tratamento correto.

Cura

O tratamento da tuberculose é prolongado, durando no mínimo seis meses, e na maioria dos casos não é necessária a hospitalização. O uso de medicamentos inadequados ou administrados irregularmente, ou em doses inadequadas, é causa importante de não cura da doença. Além disso, com o tratamento inadequado, o microorganismo pode se tornar resistente e eventualmente ser transmitido para outros indivíduos, sendo seu tratamento mais complexo e de custo elevado.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook