Projeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Floriano

16/10/2018 13h38


Fonte Comradio

Entre os dias 13 e 14 de outubro o Projeto Jovens Radialistas no Semiárido realizou mais um módulo do curso técnico em Rádio e TV na cidade de Floriano-PI. O módulo intitulado “Fotografia: captação, edição e direção de imagem” aconteceu na sede do Instituto Federal do Piauí (IFPI) – Campus Floriano e foi ministrado pela professora Magareth Leite.

Nesse módulo os alunos da turma II aprenderam um pouco sobre a história da fotografia, os principais ângulos utilizados e composições, noções de iluminação e cor. Além da parte teórica, os alunos foram incentivados a aplicarem na prática as técnicas aprendidas por meio da produção de várias fotografias sobe a supervisão da professora Margareth.

Imagem: ComradioProjeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Floriano.(Imagem:Comradio)

Os alunos puderam perceber ainda durante a disciplina que não precisam dos melhores equipamentos para começar a produzir as suas fotografias, um smartphone, uma boa iluminação e o uso das técnicas aprendidas, já é o suficiente para começar as fazer as primeiras fotografias.

Para a aluna Alcemari Rodrigues a aula foi bastante proveitosa e as técnicas aprendidas na aula vão deixar o seu olhar bem mais aguçado na hora de realizar um registro fotográfico.

“Em relação a aula de sábado, eu particularmente gostei muito, não sei se porque gostei do assunto em si, que era fotografia. Então eu só tenho a dizer que pra mim a aula foi show, a professora é nota dez. Ela é muito detalhista e posso garantir que aprendi algo que nunca nem imaginei. [...] Até para ficar mais atenta a partir de agora quando eu pensar em tirar uma foto de alguém ou alguma coisa“, ressaltou Alcemari.

Imagem: ComradioProjeto Jovens Radialistas do Semiárido realiza módulo de fotografia em Floriano.(Imagem:Comradio)

Já segundo Rauenna Emanuella a desmitificação dos termos técnicos e as técnicas de composição de imagens aprendidas no curso foram muito importantes para pensar nas possibilidades criativas ao fazer uma foto ou mesmo lançar um olhar mais crítico nas várias fotografias que vemos.

“O curso com a professora Marhareth Leite foi bastante esclarecedor, eu já tinha participado de alguma formação sobre fotografia, mas o que eu achei mais interessante foi a questão dos termos técnicos que ela conseguiu passa com clareza e objetividade. Então eu achei o curso bem objetivo [...] e agora as fotos que a gente encontrar por ai a gente consegue realizar uma análise mais técnica e isso facilita muito pra gente que vai escolher, por exemplo, foto para algum texto, a gente vai saber um pouco mais de enquadramentos [...] e das possibilidades que você têm”, concluiu

Para a realização do curso na cidade de Floriano, o IComradio e a Brücke Le Pont da Suíça contam com o apoio do Instituto Federal do Piauí – Campus Floriano, Associação Florianense de Imprensa (AFI) e Secretaria Municipal de Comunicação de Floriano.




Tópicos: floriano, curso, fotografia